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Tipo: Dissertação
Título: Currículo e conhecimento escolar no programa ensino médio inovador: um estudo na microrregião de Chapecó/SC
Autor(es): Bukowski, Chaiane
Primeiro Orientador: Petry, Oto João
Primeiro coorientador: Silva, Roberto Rafael Dias da
Resumo: Esta dissertação consiste em estudo acerca das concepções de conhecimento escolar que perfazem os documentos curriculares para o Ensino Médio e que orientam as práticas educacionais. A fim de investigar as concepções e compromissos dos referidos documentos, o estudo aborda como questão investigativa as concepções de conhecimento escolar que emergem no processo de implementação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no Estado de Santa Catarina, na microrregião de Chapecó. Assim, para fins de investigação, definiu-se como problematização: Quais são os direcionamentos que os documentos orientadores da prática pedagógica para a última etapa da educação básica sinalizam em relação aos conhecimentos escolares? As propostas curriculares das escolas que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador apontam articulações referentes à integração curricular e aos âmbitos de referência? Nessa direção, o estudo foi organizado a partir dos seguintes objetivos: a) Conhecer as políticas educacionais que orientam o Programa Ensino Médio Inovador, analisando as concepções das instituições pertencentes à microrregião de Chapecó/SC; b) Analisar o programa e os documentos que orientam a elaboração das propostas curriculares apresentadas pelas unidades de ensino dos municípios pesquisados; c) Identificar as relações dos documentos analisados com as questões referentes a integração curricular e âmbito de referência. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, estabelecendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. Estruturamos a análise textual delineando um corpus investigativo, a saber: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 2/2012 e o Parecer CNE/CEB n.º 5/2011; os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador elaborados em 2009, 2011 e 2013; a Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica (2014); e os Projetos de Redesenho Curriculares (PRC) das escolas que fazem parte da microrregião de Chapecó/SC. A investigação documental revelou, por meio dos operadores analíticos (âmbitos de referência e integração curricular), que os conhecimentos escolares que emergem no processo de implementação do ProEMI estão relacionados às perspectivas sociais, culturais e históricas, uma vez que os documentos elencam como eixo principal as dimensões de trabalho, tecnologia, cultura e ciência. A partir do desenvolvimento da análise, constatamos que os documentos consideram a diversidade social e cultural, porém descaracterizam o sentido escolar ao direcionarem as ações pedagógicas para as questões de trabalho e empregabilidade.
Abstract/Resumen: This thesis consists of a study about concepts of school knowledge that make up the curriculum documents for high school and that guide educational practices. In order to investigate the concepts and commitments of those documents, the study addresses the investigative question of how the concepts of school knowledge emerge in the process of implementation of the Innovative High School Program (ProEMI) in the state of Santa Catarina, in the micro-region of Chapecó. Thus, for research purposes, we defined as discussion topics: What are the directions that the guiding documents of pedagogical practice for the last stage of basic education signal regarding school knowledge? The proposed curriculum of the schools that joined the Innovative High School Program indicate articulations related to curriculum integration and the reference areas? In this direction, the study was organized based on the following objectives: a) To get to know the educational policies that guide the Innovative High School Program, analyzing the concepts of the institutions that belong to the micro-region of Chapecó/SC; b) Review the program and documents that guide the development of curriculum proposals presented by the teaching units of the municipalities surveyed; c) Identify the relations of the analyzed documents with the issues of curriculum integration and reference area. The study is based on a qualitative approach, establishing as a methodological procedure bibliographic and documentary research. We structured the textual analysis outlining an investigative corpus, namely: the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, according to Resolution CNE/CEB No. 2/2012 and Committee Report CNE/CEB No. 5/2011; the guiding documents of the Innovative High School Program issued in 2009, 2011 and 2013; the Curricular Proposal of Santa Catarina: Integral Training in Basic Education (2014); and the Curriculum Redesign Projects (PRC) of the schools that are part of the micro-region of Chapecó/SC. Documentary research revealed through analytical operators (reference areas and curricular integration), that the school knowledge that emerges from ProEMI in the implementation process is related to social, cultural and historical perspectives, since the documents list the dimensions of work, technology, culture and science as a main axis. From the development of the analysis, we found that the documents consider social and cultural diversity, but mischaracterize school meaning by directing the pedagogical actions to labor issues and employment.
Palavras-chave: Currículos
Ensino médio
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/658
Data do documento: 5-Jul-2017
Nível: Mestrado
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