Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBinotto, Rosane Rossato-
dc.date.accessioned2023-05-29T12:50:43Z-
dc.date.available2023-05-25-
dc.date.available2023-05-29T12:50:43Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6582-
dc.description.resumoNeste relatório apresentamos as principais atividades de pós-doutorado realizadas por Rosane Rossato Binotto no período de 01/03/2022 a 28/02/2023, no Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Rio Claro, SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcus Vinicius Maltempi. Realizamos uma pesquisa que teve como objetivo investigar possibilidades de explorar, por meio de atividades de programação e dispositivo de robótica, o pensamento computacional no saber e fazer matemático e os benefícios do ensino da programação de computadores na formação inicial e continuada de professores. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando metodologias ativas e tendo como aporte teórico a Teoria de Aprendizagem Construcionista, em que elaboramos atividades de programação utilizando o ambiente de programação Scratch, a linguagem de programação Python, o software Tinkercad e o dispositivo de robótica Micro:bit, abordando objetos de conhecimento da Matemática. Estas atividades foram validadas com professores de Matemática que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e, com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UNESP, Rio Claro, e uma estudante do Ensino Médio, em um curso de extensão ofertado de modo semipresencial no período de setembro a novembro de 2022. A análise dos dados produzidos está sendo realizada ainda por meio de categorias de análise elaboradas a posteriori. Com esta pesquisa aprofundamos os estudos sobre pensamento computacional, Construcionismo e metodologias ativas de aprendizagem, produzimos materiais didáticos digitais com potencialidade para o desenvolvimento do pensamento computacional e para o ensino e aprendizagem em Matemática, bem como para a formação dos cursistas participantes dessa pesquisapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-05-25T16:39:14Z No. of bitstreams: 1 BINOTTO.pdf: 24547671 bytes, checksum: 7cda5f0fcedc439b0d3211948c83d032 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-05-29T12:50:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BINOTTO.pdf: 24547671 bytes, checksum: 7cda5f0fcedc439b0d3211948c83d032 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-29T12:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BINOTTO.pdf: 24547671 bytes, checksum: 7cda5f0fcedc439b0d3211948c83d032 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNESPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.titleO pensamento computacional no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3O pensamento computacional no ensino fundamental IIpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BINOTTO.pdf23,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.