Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6582
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Binotto, Rosane Rossato | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T12:50:43Z | - |
dc.date.available | 2023-05-25 | - |
dc.date.available | 2023-05-29T12:50:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6582 | - |
dc.description.resumo | Neste relatório apresentamos as principais atividades de pós-doutorado realizadas por Rosane Rossato Binotto no período de 01/03/2022 a 28/02/2023, no Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Rio Claro, SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcus Vinicius Maltempi. Realizamos uma pesquisa que teve como objetivo investigar possibilidades de explorar, por meio de atividades de programação e dispositivo de robótica, o pensamento computacional no saber e fazer matemático e os benefícios do ensino da programação de computadores na formação inicial e continuada de professores. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando metodologias ativas e tendo como aporte teórico a Teoria de Aprendizagem Construcionista, em que elaboramos atividades de programação utilizando o ambiente de programação Scratch, a linguagem de programação Python, o software Tinkercad e o dispositivo de robótica Micro:bit, abordando objetos de conhecimento da Matemática. Estas atividades foram validadas com professores de Matemática que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e, com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UNESP, Rio Claro, e uma estudante do Ensino Médio, em um curso de extensão ofertado de modo semipresencial no período de setembro a novembro de 2022. A análise dos dados produzidos está sendo realizada ainda por meio de categorias de análise elaboradas a posteriori. Com esta pesquisa aprofundamos os estudos sobre pensamento computacional, Construcionismo e metodologias ativas de aprendizagem, produzimos materiais didáticos digitais com potencialidade para o desenvolvimento do pensamento computacional e para o ensino e aprendizagem em Matemática, bem como para a formação dos cursistas participantes dessa pesquisa | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-05-25T16:39:14Z No. of bitstreams: 1 BINOTTO.pdf: 24547671 bytes, checksum: 7cda5f0fcedc439b0d3211948c83d032 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-05-29T12:50:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BINOTTO.pdf: 24547671 bytes, checksum: 7cda5f0fcedc439b0d3211948c83d032 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-29T12:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BINOTTO.pdf: 24547671 bytes, checksum: 7cda5f0fcedc439b0d3211948c83d032 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNESP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Computadores | pt_BR |
dc.title | O pensamento computacional no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.relation.ispartof3 | O pensamento computacional no ensino fundamental II | pt_BR |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BINOTTO.pdf | 23,97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.