Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6582
Type: Relatório de Pesquisa
Título : O pensamento computacional no ensino fundamental II
Author: Binotto, Rosane Rossato
Resume: Neste relatório apresentamos as principais atividades de pós-doutorado realizadas por Rosane Rossato Binotto no período de 01/03/2022 a 28/02/2023, no Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Rio Claro, SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcus Vinicius Maltempi. Realizamos uma pesquisa que teve como objetivo investigar possibilidades de explorar, por meio de atividades de programação e dispositivo de robótica, o pensamento computacional no saber e fazer matemático e os benefícios do ensino da programação de computadores na formação inicial e continuada de professores. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando metodologias ativas e tendo como aporte teórico a Teoria de Aprendizagem Construcionista, em que elaboramos atividades de programação utilizando o ambiente de programação Scratch, a linguagem de programação Python, o software Tinkercad e o dispositivo de robótica Micro:bit, abordando objetos de conhecimento da Matemática. Estas atividades foram validadas com professores de Matemática que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e, com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UNESP, Rio Claro, e uma estudante do Ensino Médio, em um curso de extensão ofertado de modo semipresencial no período de setembro a novembro de 2022. A análise dos dados produzidos está sendo realizada ainda por meio de categorias de análise elaboradas a posteriori. Com esta pesquisa aprofundamos os estudos sobre pensamento computacional, Construcionismo e metodologias ativas de aprendizagem, produzimos materiais didáticos digitais com potencialidade para o desenvolvimento do pensamento computacional e para o ensino e aprendizagem em Matemática, bem como para a formação dos cursistas participantes dessa pesquisa
Palabras clave : Ensino e aprendizagem
Matemática
Ensino fundamental
Ensino médio
Computadores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Acronym of the institution: UNESP
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6582
Fecha de publicación : 28-feb-2023
metadata.dc.relation.ispartof3: O pensamento computacional no ensino fundamental II
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BINOTTO.pdf23,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.