Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6609
Tipo: Dissertação
Título: A formação docente e a educação de jovens e adultos nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim/RS
Autor(es): Silva, Roselaine Iankowski Corrêa da
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Primeiro membro da banca: Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Segundo membro da banca: Martins Filho, Lourival José
Terceiro membro da banca: Paim, Marilane Maria Wolf
Resumo: O presente estudo tem como tema de pesquisa a formação inicial para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS / Campus Erechim - RS. O objetivo da investigação foi analisar a formação inicial nos cursos de licenciatura para a atuação da Educação de Jovens e Adultos por meio do diálogo com estudantes concluintes, egressos e coordenadores dos cursos de licenciatura da UFFS / Erechim, buscando compreender se a formação oferecida contribuiu para o atendimento do público da modalidade. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo (MINAYO, 1994; GATTI, ANDRÉ, 2008; LÜDKE, ANDRÉ, 1986), do tipo exploratória e descritiva (GIL, 2002, 2008) do fenômeno de estudo. Como procedimento técnico utilizou-se da pesquisa documental (BARDIN, 2011; GIL, 2008), nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), bem como na legislação vigente para formação docente e da EJA; LDB 9304/96; Parecer nº 11/2000 CNB/CEB; Resolução nº 02/2015 CNE/MEC; e pesquisa bibliográfica (GIL, 2002, 2008). A partir da revisão bibliográfica o aporte teórico dessa investigação sustentou-se em autores como: Freire (1986, 1992, 1996, 2000), Arroyo (2005, 2017), Di Pierro (2005), Haddad (2000, 2009), Di Pierro; Haddad (2015), Laffin (2007, 2018), Machado (2009), Soares (2008), Soares; Pedroso (2016), Sanceverino (2016), entre outros. Foi possível contar com um total de nove (09) participantes: os coordenadores dos seis (06) cursos de licenciaturas; um (01) aluno concluinte e dois (02) alunos egressos. O instrumento para a coleta dos dados se deu com a realização de entrevista semiestrutura (GIL, 2002, 2008). Na análise dos dados utilizou-se o procedimento da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006) com as respostas alcançadas e categorizadas como “dimensão da formação: experiências práticas e teóricas com a EJA”; “dimensão profissional: fundamentação teóricometodológica e o desenvolvimento das práticas didático-pedagógicas na/da EJA” e “dimensão Pedagógica: a EJA no currículo do curso: movimento didático-pedagógico e reflexões sobre a modalidade”. Entre os resultados encontrados, a partir da fala dos estudantes, ficou evidente a necessidade de inserção de abordagem específica sobre a EJA na maioria dos cursos pesquisados, bem como pôde-se observar que, entre os(as) coordenadores(as), algumas possibilidades surgiram como alternativa para suprir as falhas existentes nos PPC dos cursos. Reitera-se o compromisso da pesquisadora em apresentar um produto final como exigência do Mestrado Profissional em Educação, indicando assim, a socialização dos resultados a partir da abertura para novos diálogos em espaços formais da instituição, como Fórum dos Coordenadores e no evento institucional XII SEPE, para a continuidade e aprofundamento da temática na IES investigada, contribuindo com o caráter político-educacional da instituição, voltado à formação docente sob a concepção da educação popular, visto que a UFFS se constituiu e está se construindo tendo como preceito basilar, ser uma “Universidade pública e popular”
Abstract/Resumen: The present study has as its research theme the initial training for Youth and Adult Education - EJA, in the Degree Courses of the Federal University of Fronteira Sul - UFFS / Campus Erechim - RS. The objective of the investigation was to analyze the initial training in undergraduate courses for the performance of Youth and Adult Education through dialogue with graduating students, graduates and coordinators of the undergraduate courses at UFFS / Erechim, seeking to understand whether the training offered contributed to the public modality service. Methodologically, the research is qualitative (MINAYO, 1994; GATTI, ANDRÉ, 2008; LÜDKE, ANDRÉ, 1986), exploratory and descriptive (GIL, 2002, 2008) of the study phenomenon. As a technical procedure, documentary research was used (BARDIN, 2011; GIL, 2008), in the Pedagogical Projects of the Courses (PPC), Institutional Development Project (PDI), Institutional Pedagogical Project (PPI), as well as in the current legislation for training teacher and EJA; LDB 9304/96; Opinion No. 11/2000 CNB/CEB; Resolution No. 02/2015 CNE/MEC; and bibliographic research (GIL, 2002, 2008). From the bibliographic review, the theoretical contribution of this investigation was based on authors such as: Freire (1986, 1992, 1996, 2000), Arroyo (2005, 2017), Di Pierro (2005), Haddad (2000, 2009), Di Pierro ; Haddad (2015), Laffin (2007, 2018), Machado (2009), Soares (2008), Soares; Pedroso (2016), Sanceverino (2016), among others. It was possible to have a total of nine (09) participants: the coordinators of the six (06) degree courses; one (01) graduating student in the final phase and two (02) graduating students. The instrument for data collection was carried out with a semi-structured interview (GIL, 2002, 2008). In the data analysis, the discursive textual analysis procedure was used (MORAES; GALIAZZI, 2006) with the answers reached and categorized as “training dimension: practical and theoretical experiences with EJA”; “professional dimension: theoretical-methodological foundation and the development of didacticpedagogical practices in/of EJA” and “Pedagogical dimension: EJA in the course curriculum: didactic-pedagogical movement and reflections on the modality”. Among the results found, from the students' statements, it was evident the need to insert a specific approach on EJA in most of the researched courses, as well as it could be observed that, among the coordinators, some possibilities emerged as an alternative to fill the gaps in the courses PPC. The researcher's commitment to presenting a final product as a requirement of the Professional Master's in Education is reiterated, thus indicating the results socialization through new dialogues in the institution formal spaces, such as the Coordinators' Forum and at the XII SEPE institutional event, for the continuity and deepening of the theme in the HEI investigated, contributing to the political-educational character of the institution, aimed at teacher training under the concept of popular education, since the UFFS was constituted and is being built having as its basic precept to be a “public and popular university”.
Palavras-chave: Ensino Superior
Formação Inicial
Educação de Jovens e Adultos
Licenciatura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6609
Data do documento: Abr-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.