Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6635
Type: Monografia
Title: Perfil e possibilidades de atuação dos profissionais de administração a partir do curso de administração da UFFS do Campus de Cerro Largo
Author: Luft, Luísa
First advisor: Polacinski, Edio
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Herton Castiglioni
Resume: O administrador em determinados momentos deve tomar decisões importantes, da transição de acadêmicos para profissional, devem estar preparados para as mudanças do mercado sendo que exige cada dia mais experiência. Os novos administradores precisam dominar os conhecimentos específicos, demonstrar habilidades essenciais e possuir atitudes como comportamento ético, comprometimento e profissionalismo. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo geral identificar o perfil e as possibilidades de atuação dos profissionais de Administração a partir do curso de Administração da UFFS do Campus de Cerro Largo. Para tanto a metodologia se caracteriza por ser um estudo de caso, por natureza qualitativa, descritiva, exploratória, os dados foram coletados utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, por fim a análise de conteúdo por categorização. Como principais resultados apresenta-se os seguintes o perfil do acadêmico é aquele que possui o conhecimento técnico necessário para utilizar os recursos necessários ao cumprimento dos objetivos propostos. Podendo atuar em diversos campos de atuação, sendo Administração de Recursos Humanos, Administrador de empresa familiar, Empreendedor, Administração de Logística, Administração Financeira, Administração de Marketing, Negociador, Gerente, Administração de produção e sistemas bem como Professor/Pesquisador. Podendo assumir diversas funções como assistente administrativo, assistente financeiro, analista de logística, vendedor, especialista em análise de crédito, consultor, consultor de recursos humanos, analista de pricing, coordenador de suporte.
Abstract: The administrator at certain times must make important decisions, the transition from academics to professionals, must be prepared for changes in the market, which requires more experience every day. New administrators need to master specific knowledge, demonstrate essential skills and possess attitudes such as ethical behavior, commitment and professionalism. In this context, the present work has the general objective of identifying the profile and the possibilities of action of the Administration professionals from the Administration course of the UFFS of the Campus of Cerro Largo. Therefore, the methodology is characterized by being a case study, by nature qualitative, descriptive, exploratory, data were collected using documentary and bibliographical research, finally the content analysis by categorization. As main results, the following are presented: the profile of the academic is the one who has the necessary technical knowledge to use the necessary resources to fulfill the proposed objectives. Being able to work in several fields, such as Human Resources Administration, Family Business Administrator, Entrepreneur, Logistics Administration, Financial Administration, Marketing Administration, Negotiator, Manager, Production and Systems Administration as well as Professor/Researcher. Being able to assume various functions such as administrative assistant, financial assistant, logistics analyst, seller, specialist in credit analysis, consultant, human resources consultant, pricing analyst, support coordinator.
Keywords: Administradores
Competência profissional
Mercado de trabalho
Administração de empresas
Ensino superior
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6635
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUFT.pdf659,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.