Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6637
Tipo: Monografia
Título: Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
Autor(es): Ferreira, Leticia
Primeiro Orientador: Botelho, Louise de Lira Roedel
Primeiro membro da banca: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Segundo membro da banca: Nogueira, Sandra Vidal
Resumo: A inveja é um sentimento na qual tem o desejo de possuir o que o outro tem, é um sentimento infeliz diante da felicidade do outro. Nas organizações este sentimento não é diferente. Este trabalho tem como objetivo identificar o desenvolvimento dos estudos sobre o tema inveja organizacional na base de dados Google Acadêmico nos anos de 2011-2021. Para a realização deste estudo foi utilizada metodologia bibliométrico com método quantitativo e análise descritiva. Para selecionar os estudos, no banco de dados foi pesquisado por palavras-chave: "inveja organizacional", 10 estudos foram encontrados e analisados. Os resultados destes estudos mostraram que a inveja organizacional está presente em todos os ambientes onde se convive, nas organizações este sentimento é difícil compreendê-la. Embora a inveja seja um sentimento natural, nas empresas esse sentimento é utilizado como uma ferramenta estratégica. A inveja pode ser um fator desmotivador ou motivador dependendo de como cada um irá tratar este sentimento. A partir desta pesquisa, pode-se concluir que a inveja é um sentimento presente na vida de todas as pessoas e basta saber lidar com ela. Nas organizações, esse sentimento muitas vezes pode ser entendido como um incentivo para o grupo de trabalho tornar a empresa mais lucrativa. Os gestores também devem buscar o entendimento de como lidar com o sentimento para que não surjam conflitos na organização e não interfiram no funcionamento da empresa.
Abstract/Resumen: Envy is a feeling in which you have the desire to possess what the other has, it is an unhappy feeling in the face of the happiness of the other. In organizations this feeling is no different. This work aims to identify the development of studies on the subject of organizational envy in the Google Scholar database in the years 2011-2021. To carry out this study, a bibliometric methodology with a quantitative method and descriptive analysis was used. To select the studies, the database was searched for keywords: "organizational envy", 10 studies were found and analyzed. The results of these studies showed that organizational envy is present in all environments where people live, in organizations this feeling is difficult to understand. Although envy is a natural feeling, in companies this feeling is used as a strategic tool. Envy can be a demotivating or motivating factor depending on how each one will treat this feeling. From this research, it can be concluded that envy is a feeling present in everyone's life and it is enough to know how to deal with it. In organizations, this feeling can often be understood as an incentive for the work group to make the company more profitable. Managers should also seek to understand how to deal with the feeling so that conflicts do not arise in the organization and do not interfere with the functioning of the company.
Palavras-chave: Estados emocionais
Ciúme
Saúde mental
Trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6637
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA_L.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.