Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6647
Type: Monografia
Título : Estudo bibliométrico sobre empreendedorismo digital na plataforma Google Acadêmico entre os anos 2010 a 2021
Author: Ferreira, Josué
First advisor: Scherer, Luciana
metadata.dc.contributor.referee1: Ajala, Roberto Schuster
metadata.dc.contributor.referee2: Wuerges, Artur
Resume: O empreendedorismo digital tem grande relevância nos diversos cenários brasileiros por proporcionar que empresários, tanto pequenos ou grandes possam ter acesso a ferramentas digitais e aumentar suas possibilidades de vendas de forma eficiente. Entender a dinâmica desse domínio da atividade humana é, portanto, fundamental para entender como o empreendedorismo digital funciona no âmbito brasileiro. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo elaborar uma bibliometria dos artigos publicados sobre empreendedorismo digital na plataforma Google acadêmico entre 2010 a 2021. Para esse propósito, foram descritos sobre o empreendedorismo, sobre o empreendedorismo corporativo e o perfil do empreendedor, além de buscar o contexto sobre empreendedorismo digital, a sua evolução, as oportunidades que oferece e mostrar os exemplos de empreendedorismo. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliométrica descritiva que identificou 22 artigos, os quais foram apresentados em forma de um breve resumo para posterior análise sobre temas secundários, evolução ao longo do tempo, métodos utilizados, instituição e número de autores. A evolução dos artigos sobre empreendedorismo digital no Google Acadêmico entre 2010 a 2021, revelando os métodos utilizados nos artigos são na maioria (63%) qualitativo, identificando os seguintes temas secundários mais utilizados nos artigos – Inovação, tecnologia, Comunicação e Empresas. Foram identificadas 22 instituições as quais os autores estão vinculados, sendo 18 brasileiras. O número de autores varia entre 1 e 8 pessoas.
Resumen : Digital entrepreneurship has great relevance in the various Brazilian scenarios as it provides entrepreneurs, whether small or large, with access to digital tools and efficiently increase their sales possibilities. Understanding the dynamics of this domain of human activity is, therefore, fundamental to understanding how digital entrepreneurship works in the Brazilian context. This work aims to elaborate a bibliometrics of articles published on digital entrepreneurship on the Google Scholar platform between 2010 and 2021. For this purpose, entrepreneurship, corporate entrepreneurship, and the entrepreneur's profile were described, in addition to seeking the context on digital entrepreneurship, its evolution, the opportunities it offers and showing examples of entrepreneurship. Thus, descriptive bibliometric research was carried out that identified 22 articles, which were presented in the form of a brief summary for further analysis on secondary topics, evolution over time, methods used, institution and number of authors. The evolution of articles on digital entrepreneurship in google academic between 2010 and 2021, revealing the methods used in the articles are mostly (63%) qualitative, identifying the following secondary themes most used in the articles – Innovation, technology, Communication and Business. We identified 22 institutions to which the authors are linked, 18 of which are Brazilian. The number of authors of each article varies between 1 and 8 people.
Palabras clave : Empreendedorismo
Inovação
Bibliometria
Vendas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6647
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA.pdf899,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.