Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6650
Type: Monografia
Title: Plano de marketing para uma empresa de artesanato e decorações localizada no município de Cerro-Largo/RS
Author: Freitas, Josias Santos de
First advisor: Scherer, Luciana
metadata.dc.contributor.referee1: Ajala, Roberto Schuster
metadata.dc.contributor.referee2: Wuerges, Artur
Resume: Com vários entrantes modernos no mercado, as empresas encontram-se em um ambiente competitivo que requer atenção para com o ambiente e novas configurações mercadológicas. Com a rápida mudança no ambiente em que estão inseridas e operam, as empresas precisam entender os fornecedores e concorrentes e estar centradas nos clientes – nas suas preferências, motivações, exigências, expectativas e mudanças. Para isso, as empresas devem ter conceitos e noção em todas as áreas, e o marketing, em especial fornece alguns subsídios e ferramentas para que as empresas possam manter-se competitivas. O plano de marketing surge como uma ferramenta organizacional e, se bem utilizada, vai ajudar a empresa estudada a alavancar seus resultados, com isso, o presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing como estratégia competitiva para uma empresa de artesanato e decorações, localizada no município de Cerro Largo - RS, tendo como base o plano proposto por Las Casas (2011), onde possibilitou uma análise mais detalhada da empresa Ateliê Empório da Arte, sendo essas análises do ambiente externo e interna da empresa podendo identificar as ameaças e oportunidade, bem como os pontos fortes e fracos. Foram criadas estratégias para o composto de marketing afim de serem realizadas no decorrer dos anos de 2023 e 2024, o que será o foco desse estudo.
Abstract: With several modern entrants in the market, companies find themselves in a competitive environment that requires attention to the environment and new market configurations. With the rapid change in the environment in which they are inserted and operate, companies need to understand suppliers and competitors and be centered on customers – on their preferences, motivations, requirements, expectations and changes. For this, companies must have concepts and notions in all areas, and marketing, in particular, provides some subsidies and tools for companies to remain competitive. The marketing plan emerges as an organizational tool and, if well used, will help the studied company to leverage its results, with that, the present study aimed to propose a marketing plan as a competitive strategy for a handicraft and decoration company, located in the municipality of Cerro Largo - RS, based on the plan proposed by Las Casas (2011), which enabled a more detailed analysis of the company Ateliê Empório da Arte, with these analyzes of the external and internal environment of the company being able to identify the threats and opportunity, as well as strengths and weaknesses. Strategies were created for the marketing mix in order to be carried out over the years 2023 and 2024, which will be the focus of this study.
Keywords: Administração de marketing
Marketing
Vendas
Estratégia organizacional
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6650
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FREITAS.pdf988.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.