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Tipo: Monografia
Título: Jogo textual interativo: o rpg como narrativa ficcional no ensino fundamental
Autor(es): Kazmirowski, Wânia Aparecida
Primeiro Orientador: Ribeiro, Roberto Carlos
Primeiro membro da banca: Muttschall, Cláudia
Segundo membro da banca: Silva, Denise Knorst da
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar como o RPG (Role Playing Game), traduzido para o português como Jogo de Interpretação de Personagens, pode ser utilizado na prática de uma narrativa ficcional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente no 5º ano, bem como, as especificidades a serem observadas para adaptar o jogo para crianças. Como método, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, através do conteúdo levantado no referencial teórico sobre a importância dos jogos na educação, mais especificamente sobre o RPG. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram Edson Ribeiro Cupertino (2008), Tizuko Morchida Kishimoto (2010), Alfeu Marcatto (1996), Farley Pereira (2007), Thiago Goulart Prietto (2015), Rosana Rios (2004), Matheus de Oliveira Sales (2013), Danilo Félix da Silva (2019), Lev Vygotsky (1984), Cezar Augusto Barbosa de Oliveira (2019), Wagner Luiz Schimit (2008), Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira (2012), Matheus Vieira (2012) e Franciela Zamariam (2017). Abordado como Jogo Textual Interativo, o RPG inclui aspectos da narrativa ficcional, envolvendo e atraindo crianças e adultos para a leitura literária. Neste aspecto, o resultado da pesquisa se constituiu no desenvolvimento de uma aventura para estudantes do 5º ano, para que professores possam utilizar como sugestão em suas práticas pedagógicas. Diante disso, os elementos da narrativa presentes no jogo também precisaram ser analisados, relacionando a proximidade do jogo com a narrativa literária. O jogo pode ser utilizado como forma de recuperar a afetividade com a leitura, ampliando o repertório das crianças e aproximando os mesmos da construção de histórias. O RPG se constrói com os elementos da narrativa literária, portanto, estes elementos precisam ser garantidos no desenvolvimento do jogo. Para desenvolver o RPG em sua prática pedagógica, o professor pode desafiar-se a criar aventuras que utilizam referências das vivências das crianças, como é o caso de filmes, desenhos, séries, e até mesmo, clássicos da literatura. Conclui-se que o jogo de RPG não deve ser utilizado apenas para cumprir tarefas, mas deve valorizar os interesses e vivências das crianças, pois só assim será de fato significativo. Ao jogar o RPG, instintivamente, a criança começa a interagir com os elementos da narrativa ficcional, personagens, tempo, espaço, narrador e enredo, o que construirá um caminho para o entendimento de outras narrativas ficcionais como forma de interação entre o mundo real e o mundo imaginário. O RPG pode funcionar como uma entrada para futuros estudos de leitura literária.
Abstract/Resumen: This study aims to analyze how the Role Playing Game (RPG), translated into Portuguese as Character Interpretation Game, can be used in the practice of a fictional narrative in the early years of elementary school, mainly in the 5th grade students, as well as the specifics to be observed to adapt the game for children. As a method, a bibliographic research was used, through the content raised in the theoretical framework about the importance of games in education, more specifically about the RPG. The main authors who supported this research were Edson Ribeiro Cupertino (2008), Tizuko Morchida Kishimoto (2010), Alfeu Marcatto (1996), Farley Pereira (2007), Thiago Goulart Prietto (2015), Rosana Rios (2004), Matheus de Oliveira Sales (2013), Danilo Félix da Silva (2019), Lev Vygotsky (1984), Cezar Augusto Barbosa de Oliveira (2019), Wagner Luiz Schimit (2008), Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira (2012), Matheus Vieira (2012) e Franciela Zamariam (2017). Approached as an Interactive Textual Game, RPG includes aspects of fictional narrative, involving and attracting children and adults to literary reading. In this aspect, the result of the research was the development of a adventure for 5th grade students, so that teachers can use it as a suggestion in their pedagogical practices. In view of this, the elements of the narrative present in the game also needed to be analyzed, relating the proximity of the game to the literary narrative relating the proximity of the game to the literary narrative. The game can be used as a way to rescue affectivity with reading, expanding the children's repertoire and bringing the same as story building. The RPG is built with the elements of literary narrative, therefore, these elements need to be guaranteed in the development of the game. To develop RPG in their pedagogical practice, the teacher can challenge themselves to create adventures that utilize references from the children's experiences, as is the case with movies, cartoons, series, and even, classics of literature. It is concluded that the RPG game should not be used only to fulfill tasks, It should value the interests and experiences of the children, because only then will it be really meaningful. When playing the RPG, instinctively, the child begins to interact with the elements of the fictional narrative, characters, time, space, narrator and plot, what will build a path to understanding other fictional narratives as a form of interaction between the real world and the imaginary world. RPG can serve as input for future studies of literary reading.
Palavras-chave: Educação
Leitura Literária
Jogo para crianças
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6681
Data do documento: Jul-2023
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