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Tipo: Monografia
Título: As práticas pedagógicas de professores alfabetizadores: o que dizem as produções científicas?
Autor(es): Nunes, Sthefany Regina Dalbosco
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Dalagnol, Rosângela Fátima
Resumo: O presente trabalho consiste no resgate de pesquisas e publicações sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores do estado do Rio Grande do Sul no período de 10 anos entre 2012 e 2022. O estudo tem como propósito analisar quais são as práticas pedagógicas que vêm sendo utilizadas pelos professores alfabetizadores nos últimos 10 anos em um levantamento de dados por meio de uma pesquisa de Estado do Conhecimento a partir da análise de dissertações disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, por meio da plataforma citada. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa de Estado do Conhecimento a partir de uma busca online feita por três descritores, sendo eles: Práticas docentes, alfabetização e Rio Grande do Sul. A inclusão ou exclusão das dissertações encontradas deu-se a partir da leitura do título, resumo e palavras-chave presentes em cada uma das dissertações. A partir dessa seleção, foram encontrados autores como Lima (2012), Cheruti (2015), Cruz (2022), Machado (2020), Silveira (2016) e Martinez (2016). Durante a pesquisa, foi possível perceber inconsistência na definição dos objetivos do primeiro ano de escolarização, ou seja, não há clareza acerca das habilidades que devem ser desenvolvidas nesse período e as escolas ou a mantenedora ainda não definiram tais pontos para serem seguidos, isso mostra-se na inquietude e insegurança dos professores em sala, na defasagem da utilização dos recursos oferecidos e na existência de lacunas entre teoria e prática/ discurso e fazer pedagógico. As práticas avaliativas observadas não apresentam as intervenções docentes tendo o processo do aluno como referência para o planejamento de novas intervenções pedagógicas e que sejam subsidiadas pelo registro de acompanhamento da criança. Percebemos também a necessidade de que as escolas tenham um olhar diferenciado quanto à formação continuada dos professores que atuam em sala, já que estes são personagens de grande importância nessa etapa da educação. Ficou claro, além disso, que é possível desenvolver estratégias de ensino que sejam significativas e lúdicas, garantindo a aprendizagem efetiva dos estudantes envolvidos no processo. A partir desses poucos estudos presentes sobre a referida problemática observamos a defasagem e a necessidade de um olhar atento para essa etapa tão importante da educação brasileira, que é os anos iniciais, reforçando, assim, a importância do presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Abstract/Resumen: The objective of this paper is to analyse some research and publications on the teaching practices of literacy teachers in the state of Rio Grande do Sul in the 10-year period between 2012 and 2022. The study aims to identify and investigate which pedagogical practices have been used by literacy teachers in the last 10 years, by reviewing data from a state of knowledge research using dissertations available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Therefore, an on-line bibliography of a qualitative nature has been carried out on the above-mentioned site. In order to conduct this study, a State of the Knowledge research was carried out from a search made by three descriptors, such as: Teaching practices, literacy and Rio Grande do Sul. It was possible to add or exclude some of the dissertations found by reading the title, abstract and also the keywords present in each dissertation. Since then, authors like Lima (2012), Cheruti (2015), Cruz (2022), Machado (2020), Silveira (2016) and Martinez (2016) have been discovered. Moreover, during the field research it has been possible to identify inconsistencies in the definition of the objectives of the first year, in other words, there is no clarity about the skills to be developed in this period and the schools or the sponsor have not defined such points to be followed yet, which is reflected in the restlessness and insecurity of the teachers in the classroom, in the late use of the resources offered and in the existence of gaps between theory and practice/language and pedagogical practice. The assessment practices observed do not present the educational actions, which refer to the process of the pupil for the planning of new educational actions and which will be supported by the monitoring protocol of the child. There has also been recognition of the need for schools to have a differentiated approach to the in-service training of classroom teachers, as they are key figures at this stage of education. Besides that, the development of meaningful and playful teaching strategies has been shown to ensure effective learning for the students involved in this process. From these few studies that exist on this subject, it has been observed the gap and the need for a close look at this very important stage of the Brazilian education that are the early years, thus reaffirming the importance of this work of Course Completion (TCC).
Palavras-chave: Alfabetização
Práticas Docentes
Rio Grande do Sul
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6682
Data do documento: Jul-2023
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