Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6686
Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização científica e ensino de ciências na educação do campo: relevância no processo de formação do aluno para a cidadania
Autor(es): Oliveira, Grasiele da Conceição de
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro coorientador: Gritti, Isabel Rosa
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Prsybyciem, Moises Marques
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a “Alfabetização Científica na Educação do Campo: relevância no processo de formação do aluno para a cidadania”. O problema proposto nesta investigação é identificar ”Quais desafios os estudantes do ensino médio encontram ao lidar com o ensino de ciências no cotidiano da Educação do Campo, com base na perspectiva da alfabetização científica?”. Buscamos, como objetivo geral, compreender as práticas pedagógicas referentes ao ensino de ciências em uma escola urbana que atende alunos do campo. Os objetivos específicos são assim elencados: Construir um arcabouço teórico referente à Alfabetização Científica, com foco no ensino de ciências para a Educação do Campo em uma escola urbana que atende alunos do campo; Destacar a importância da Alfabetização Científica na Educação do Campo como um fator positivo nas aulas de Ciências da Natureza, enfatizando sua relevância para a formação cidadã dos estudantes rurais que frequentam uma escola urbana; Realizar a produção do sabão caseiro com o propósito de investigar como essa experiência pode contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica sendo aplicada no espaço escolar com alunos do ensino médio em uma escola urbana que atende alunos do campo. A pesquisa se caracteriza por uma etapa de pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, pesquisa participante e pesquisa de campo aplicada, seguidas de aplicação de questionário aos estudantes participantes da pesquisa, com questões voltadas à percepção da ação a ser investigada. Após a organização e sistematização do material coletado, neste caso o questionário, realizei uma análise qualitativa dos dados, utilizando categorização e análise das respostas dos questionários dos estudantes, bem como das observações registradas no diário de prática pedagógica. Essa análise minuciosa possibilitou uma compreensão aprofundada dos temas abordados no estudo, que estão relacionados à Educação do Campo, à Alfabetização Científica e ao Ensino de Ciências. Essas informações são de grande valor para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes nesse contexto. Após ter o registro concluído, a descrição dos dados coletados através do questionário passou pela categorização com base nas unidades de registro já listadas. Ao fim dos resultados da pesquisa, será elaborado e oferecido um livreto digital destinado aos alunos e professores do Ensino Médio das escolas que fazem parte da 15ª CRE de Erechim/RS. Nele serão apresentados e descritos, passo a passo, os métodos, técnicas, atividades e registros que envolvam a alfabetização científica no ensino de ciências. A pesquisa buscou compreender os desafios enfrentados pelos alunos do campo em uma escola urbana, no ensino de ciências, com o objetivo de promover a alfabetização científica. Os resultados obtidos são valiosos para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas mais eficazes e direcionadas, visando proporcionar uma educação de qualidade e formação cidadã aos alunos provenientes do campo que ingressam no ambiente urbano.
Abstract/Resumen: This research focuses on Scientific Literacy in Rural Education: relevance in the student's citizenship development process. The problem addressed in this investigation is to identify the challenges that high school students encounter when dealing with science education in the context of rural education, based on the perspective of scientific literacy. The overall objective is to understand the pedagogical practices related to science education in an urban school that serves rural students. The specific objectives are as follows: to build a theoretical framework on Scientific Literacy, focusing on science education for rural education in an urban school that serves rural students; to highlight the importance of Scientific Literacy in Rural Education as a positive factor in Natural Science classes, emphasizing its relevance for the civic education of rural students attending an urban school; to produce homemade soap with the purpose of investigating how this experience can contribute to the development of Scientific Literacy when applied in the school environment with high school students attending an urban school that serves rural students. The research comprises a bibliographic research phase, qualitative research, participatory research, and applied field research, followed by the administration of a questionnaire to the participating students, with questions focused on the perception of the investigated action. After organizing and systematizing the collected material, in this case, the questionnaire, a qualitative analysis of the data was conducted, using categorization and analysis of the students' questionnaire responses, as well as the observations recorded in the pedagogical practice diary. This thorough analysis allowed for a deep understanding of the topics addressed in the study, which are related to Rural Education, Scientific Literacy, and science education. This information is of great value for the development of effective educational strategies in this context. After completing the registration, the description of the data collected through the questionnaire will undergo categorization based on the already listed recording units. At the end of the research results, a digital booklet will be elaborated and provided to high school students and teachers from the schools that are part of the 15th CRE of Erechim/RS. The booklet will present and describe methods, techniques, step-bystep procedures, activities, and records involving scientific literacy in science education. In summary, this research aimed to understand the challenges faced by rural students in an urban school regarding science education, with the goal of promoting scientific literacy. The obtained results were valuable for the development of more effective and targeted pedagogical approaches, aiming to provide quality education and civic development to rural students transitioning into an urban environment.
Palavras-chave: Educação do Campo
Alfabetização Científica
Ensino de Ciência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6686
Data do documento: Jun-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.