Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6772
Tipo: | Monografia |
Título: | Insubordinação criativa: perspectivas para o ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais |
Autor(es): | Lara, Joice Mussi |
Primeiro Orientador: | Richit, Adriana |
Primeiro membro da banca: | Scheffer, André Gustavo |
Segundo membro da banca: | Borges, Adilson Souza |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela perspectiva da insubordinação criativa, evidenciadas em pesquisas da área de Educação e Educação Matemática. A partir desse objetivo, buscamos compreender as principais estratégias e recursos utilizados em sala de aula, se os professores buscam desenvolver novos meios de ensino para melhorar o interesse dos alunos pela Matemática e se estes estão tendo uma aprendizagem melhor por meio destes métodos. A insubordinação criativa é uma abordagem utilizada por professores com o intuito de melhorar e facilitar a aprendizagem das crianças com estratégias de ensino mais divertidas, dinâmicas e lúdicas em relação à Matemática. Para tanto, analisamos um conjunto de artigos, teses e dissertações dedicados à aprendizagem matemática nos anos iniciais, a partir da insubordinação criativa. A pesquisa apresenta uma contextualização sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais e, depois, apresenta o tema central, que é a insubordinação criativa, suas definições, conceitos, princípios e a sua importância para o ensino e a aprendizagem das crianças nos anos iniciais. Os principais teóricos utilizados para o embasamento desta pesquisa são D’Ambrosio e Lopes (2015), Brião(2015), Vale (2019) e Nacarato (2004, 2005). A metodologia que ampara a pesquisa é a qualitativa, embasada na pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, mediante a qual realizamos um mapeamento de teses e dissertações no acervo nacional da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por fim, realizamos uma análise de dados por meio de quadros e recortes das teses e dissertações que traziam os princípios da insubordinação criativa e, depois de realizar as buscas pelos princípios, constituímos as categorias da análise, que são: ensino em sala de aula e a aprendizagem do aluno. |
Abstract/Resumen: | The study objective is to analyze the possibilities for learning Mathematics in Primary School, from creative perspective insubordination, evidenced in research in Education area and Mathematics Education. Based on this objective, we search to understand the main strategies and resources used in the classroom, if teachers search to develop new teaching methods to improve students' interest in Mathematics and if students are learning better through these methods. Creative insubordination is an approach used by teachers in order to improve children's learning with more fun, dynamic, playful teaching strategies that facilitate children's learning in relation to Mathematics. Therefore, we analyzed a set of articles, theses and dissertations dedicated to mathematical learning in Primary School from the point of creative insubordination view. The research shows a contextualization on Mathematics teaching in Primary School and then shows the central theme, which is creative insubordination, its definitions, concepts, principles and its importance for the teaching and learning of children in Primary School. The mais theories from this research are Beatriz D’Ambrosio, Celi Espasandin Lopes (2015), Gabriela félix Brião (2015), Maria Luceilda de Oliveira do Vale (2019) and Adair Mendes Nacarato (2004-2005). The methodology that supports the research is qualitative, based on bibliographical research and literature review, through which we carry out a mapping of theses and dissertations in the national collection of the Digital Theses and Dissertations Library - DTDL. We performed a data analysis through theses and dissertations frames and clippings that brought the creative insubordination principles and after performing the searches for the principles, we constituted the categories of analysis, that are: teaching in the classroom and student learning. |
Palavras-chave: | Ensino e Aprendizagem da Matemática Insubordinação Criativa Anos Iniciais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6772 |
Data do documento: | Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARA.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.