Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guedes, Anibal Lopes-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Johann, Magali Maria-
dc.creatorBald, Rafaela Moroni-
dc.date2023-07-11-
dc.date.accessioned2023-08-08T14:30:07Z-
dc.date.available2023-08-01-
dc.date.available2023-08-08T14:30:07Z-
dc.date.issued2023-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6773-
dc.description.abstractGuided by an ecosystemic vision, holistic education is the path to a new educational era, where it values the child as a whole, nurturing knowledge that springs from the inside out. Currently, children who are in school stage are suffering collective symptoms of anxiety and fear, an insecurity haunts their hearts. These symptoms affect their educational and social development. Based on this, we sought to develop interventions with holistic practices, with a group of children in the fourth year of the Early Years of a Municipal Elementary School. Among the practices developed and those that stood out the most and were accepted by the children are deep breathing, medicinal plants and Reiki therapy. In view of the results obtained, it was found that holistic practices contribute to children's learning and mental health. During the interventions, cooperation, solidarity, and care for the other prevailed. The vast majority of children enjoyed the practical proposals, including the making of natural incense, sachets made with medicinal plants, foot baths and construction of a medicinal plant bed. Thus, holistic education can transform the whole brings hope of building a new practicable educational paradigm.pt_BR
dc.description.resumoPautada em uma visão ecossistêmica, a educação holística é o caminho para uma nova era educacional, onde valoriza a criança no todo, nutrindo um conhecimento que brota de dentro para fora. Atualmente as crianças que estão em estágio escolar estão sofrendo sintomas coletivos de ansiedade e medo, uma insegurança assombra seus corações. Esses sintomas afetam seu desenvolvimento educacional e social. A partir disso, buscou-se desenvolver intervenções com práticas holísticas, com uma turma de crianças do quarto ano dos Anos Iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Dentre as práticas desenvolvidas e as que mais se destacaram e foram aceitas pelas crianças estão a respiração profunda, as plantas medicinais e a terapia com o Reiki. Diante do resultado obtido constatou-se que as práticas holísticas contribuem para a aprendizagem e saúde mental das crianças. Durante as intervenções a cooperação, a solidariedade, e o cuidado com o outro prevaleceram. As crianças em sua grande maioria gostaram das propostas práticas, dentre elas a confecção de incensos naturais, saches feitos com plantas medicinais, escalda pés e construção de um canteiro de plantas medicinais. Assim, a educação holística pode transformar o todo traz uma esperança de construção de um novo paradigma educacional praticante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-08-02T18:48:53Z No. of bitstreams: 1 BALD.pdf: 2646200 bytes, checksum: 0cc1a4c28e507d1821194282a38fdb76 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-08T14:30:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BALD.pdf: 2646200 bytes, checksum: 0cc1a4c28e507d1821194282a38fdb76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T14:30:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BALD.pdf: 2646200 bytes, checksum: 0cc1a4c28e507d1821194282a38fdb76 (MD5) Previous issue date: 2023-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Holísticapt_BR
dc.subjectanos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectcriançaspt_BR
dc.titleEducação holística na aprendizagem de criançaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BALD.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.