Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6773
Type: Monografia
Título : Educação holística na aprendizagem de crianças
Author: Bald, Rafaela Moroni
First advisor: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Johann, Magali Maria
Resume: Pautada em uma visão ecossistêmica, a educação holística é o caminho para uma nova era educacional, onde valoriza a criança no todo, nutrindo um conhecimento que brota de dentro para fora. Atualmente as crianças que estão em estágio escolar estão sofrendo sintomas coletivos de ansiedade e medo, uma insegurança assombra seus corações. Esses sintomas afetam seu desenvolvimento educacional e social. A partir disso, buscou-se desenvolver intervenções com práticas holísticas, com uma turma de crianças do quarto ano dos Anos Iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Dentre as práticas desenvolvidas e as que mais se destacaram e foram aceitas pelas crianças estão a respiração profunda, as plantas medicinais e a terapia com o Reiki. Diante do resultado obtido constatou-se que as práticas holísticas contribuem para a aprendizagem e saúde mental das crianças. Durante as intervenções a cooperação, a solidariedade, e o cuidado com o outro prevaleceram. As crianças em sua grande maioria gostaram das propostas práticas, dentre elas a confecção de incensos naturais, saches feitos com plantas medicinais, escalda pés e construção de um canteiro de plantas medicinais. Assim, a educação holística pode transformar o todo traz uma esperança de construção de um novo paradigma educacional praticante.
Resumen : Guided by an ecosystemic vision, holistic education is the path to a new educational era, where it values the child as a whole, nurturing knowledge that springs from the inside out. Currently, children who are in school stage are suffering collective symptoms of anxiety and fear, an insecurity haunts their hearts. These symptoms affect their educational and social development. Based on this, we sought to develop interventions with holistic practices, with a group of children in the fourth year of the Early Years of a Municipal Elementary School. Among the practices developed and those that stood out the most and were accepted by the children are deep breathing, medicinal plants and Reiki therapy. In view of the results obtained, it was found that holistic practices contribute to children's learning and mental health. During the interventions, cooperation, solidarity, and care for the other prevailed. The vast majority of children enjoyed the practical proposals, including the making of natural incense, sachets made with medicinal plants, foot baths and construction of a medicinal plant bed. Thus, holistic education can transform the whole brings hope of building a new practicable educational paradigm.
Palabras clave : Educação Holística
anos iniciais do ensino fundamental
aprendizagem
crianças
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6773
Fecha de publicación : jul-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BALD.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.