Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6774
Tipo: Monografia
Título: Fotografia, arte, memória e construção de identidades: uma proposta pedagógica para/na educação infantil
Autor(es): Soares, Jéssica Pietroski
Primeiro Orientador: Guedes, Anibal Lopes
Primeiro membro da banca: Moraes, Elise de
Segundo membro da banca: Welter, Cristiane Backes
Resumo: O presente trabalho consiste em compreender como a Fotografia na Educação Infantil se faz necessária nos processos de construção de memórias e identidades infantis das crianças como também nos processos de registro em vivências pedagógicas por meio de propostas metodológicas. A metodologia empregada envolve uma abordagem bibliográfica que consiste em revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam a temática. O trabalho visa refletir sobre a importância da Fotografia no âmbito escolar, seja no auxílio para professores na criação de seus registros fotográficos ou nas experiências que contribuem para as aprendizagens das crianças a fim de fazê-las explorarem e conhecerem mais sobre o meio Fotográfico. Ao longo da pesquisa se apresentam algumas metodologias e propostas de trabalho com a Fotografia com as crianças. Os resultados abordados se manifestam em oportunidades que as crianças têm em realizar descobertas sobre maneiras de explorar a Fotografia, por meio de propostas pedagógicas organizadas por docentes.
Abstract/Resumen: The present work consists of understanding how Photography in Early Childhood Education is necessary in the processes of building children's memories and identities as well as in the processes of registration in pedagogical experiences through methodological proposals. The methodology employed involves a bibliographic approach consisting of a literature review on the main theories that guide the theme. The work aims to reflect on the importance of photography in the school environment, whether in helping teachers in the creation of their photographic records or in the experiences that contribute to the learning of children in order to make them explore and know more about the photographic environment. Throughout the research, some methodologies and proposals for working with photography with children are presented. The results addressed are manifested in opportunities that children have to make discoveries about ways to explore photography, through pedagogical proposals organized by teachers.
Palavras-chave: Fotografia
Memória
Identidade Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6774
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOARES.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.