Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6774
Type: Monografia
Title: Fotografia, arte, memória e construção de identidades: uma proposta pedagógica para/na educação infantil
Author: Soares, Jéssica Pietroski
First advisor: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Elise de
metadata.dc.contributor.referee2: Welter, Cristiane Backes
Resume: O presente trabalho consiste em compreender como a Fotografia na Educação Infantil se faz necessária nos processos de construção de memórias e identidades infantis das crianças como também nos processos de registro em vivências pedagógicas por meio de propostas metodológicas. A metodologia empregada envolve uma abordagem bibliográfica que consiste em revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam a temática. O trabalho visa refletir sobre a importância da Fotografia no âmbito escolar, seja no auxílio para professores na criação de seus registros fotográficos ou nas experiências que contribuem para as aprendizagens das crianças a fim de fazê-las explorarem e conhecerem mais sobre o meio Fotográfico. Ao longo da pesquisa se apresentam algumas metodologias e propostas de trabalho com a Fotografia com as crianças. Os resultados abordados se manifestam em oportunidades que as crianças têm em realizar descobertas sobre maneiras de explorar a Fotografia, por meio de propostas pedagógicas organizadas por docentes.
Abstract: The present work consists of understanding how Photography in Early Childhood Education is necessary in the processes of building children's memories and identities as well as in the processes of registration in pedagogical experiences through methodological proposals. The methodology employed involves a bibliographic approach consisting of a literature review on the main theories that guide the theme. The work aims to reflect on the importance of photography in the school environment, whether in helping teachers in the creation of their photographic records or in the experiences that contribute to the learning of children in order to make them explore and know more about the photographic environment. Throughout the research, some methodologies and proposals for working with photography with children are presented. The results addressed are manifested in opportunities that children have to make discoveries about ways to explore photography, through pedagogical proposals organized by teachers.
Keywords: Fotografia
Memória
Identidade Infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6774
Issue Date: Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOARES.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.