Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6776
Tipo: Monografia
Título: A literatura como resistência à ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): uma análise sobre a obra As Meninas, de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Baroni, Ana Júlia Viecelli
Primeiro Orientador: Gritti, Isabel Rosa
Primeiro membro da banca: Fraga, Gerson Wasen
Segundo membro da banca: Azevedo, Gilmar
Resumo: O presente trabalho consiste na análise historiográfica da obra As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, publicada em 1973, visando a compreender como a Ditadura Civil-Militar Brasileira, vigente no período de 1964 a 1985, está representada através deste romance. Para tal,o objetivo foi fazer uma pesquisa detalhada sobre a representação de cada uma das personagens principais, e seus contextos de criação. Dessa maneira, necessita-se também da compreensão de como se deu a instauração deste Regime e suas ações de silenciamento sobre a sociedade e suas produções artísticas. Além disso, analisam-se as formas de resistência que se consolidaram a partir das medidas repressivas impostas por ele. Ainda, neste sentido, há uma outra questão presente nesta pesquisa: pensar sobre a relação existente entre Literatura e História, e como as narrativas literárias podem ser utilizadas pela historiografia como fonte de pesquisa.
Palavras-chave: Ditadura
Literatura
Resistência
As Meninas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6776
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARONI.pdf771,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.