Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6778
Type: Monografia
Title: O curso de pedagogia e a construção da identidade do profissional pedagogo
Author: Brugnera, Brenda Carolina
First advisor: Bukowski, Chaiane
metadata.dc.contributor.referee1: Ongaratto, Daniela
metadata.dc.contributor.referee2: Irgang, Silvânia Regina Pellenz
Resume: O presente trabalho consiste em uma monografia com diagnóstico crítico acerca da construção da identidade do pedagogo egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Por esse viés, esboça-se as seguintes problemáticas investigativas: qual é a concepção de atuação do pedagogo nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim? E qual é a percepção dos egressos em relação à formação docente, no que tange à identidade do pedagogo, bem como o perfil profissional destes a partir das atuações profissionais? Em razão de tais questionamentos, destaca-se, de imediato, que existem copiosas frentes em que o profissional pedagogo pode atuar. Assim, a metodologia deste estudo se baseou em uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de referências teóricas como: Libâneo (2005, 2006 e 2010), Saviani (2008a, 2008b e 2012), entre outros. A análise descritiva segue uma abordagem qualitativa no que tange ao estudo documental e o questionário aplicado aos egressos. Compreende-se que as formações envolvem saberes pedagógicos e áreas de conhecimentos comuns, mas os futuros profissionais podem atuar em áreas distintas, uma vez que se percebe que o espaço não escolar é um campo emergente na sociedade nos últimos tempos, por isso, a pesquisa busca através de uma análise com egressos do curso diante de sua formação, nos Projetos Políticos Pedagógicos do Curso (PPC), e como este pode ter delimitado suas escolhas profissionais. A partir da análise documental, constatou-se que a concepção de atuação do pedagogo nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul– campus Erechim, é a de um Pedagogo atuante em sala de aula, formado para a Pedagogia formal, mas que também tem oportunidades durante a graduação, mesmo que de forma breve, a socializar com conhecimentos sobre a Pedagogia não formal e, assim, ter um aporte para buscar sua especialização, caso deseje atuar nessa área. Em relação aos questionários, pode-se afirmar que cada egresso tem uma percepção diferente de carreira profissional, porém, o perfil de um pedagogo, majoritariamente, está atrelado à educação formal. Entretanto, oportunidades profissionais na Educação não formal estão surgindo e os egressos estão sinalizando a necessidade de um percurso formativo nesta área.
Abstract: This study consists of a monograph with a critical diagnosis about the construction of the identity of the pedagogue graduated from the Degree in Pedagogy, Federal University of the Southern Border (UFFS). By this bias, the following investigative problems are outlined: what is the conception of the pedagogue's performance in the Pedagogical Projects of the Course (PPC) of Degree in Pedagogy of the Federal University of the Southern Border – Erechim campus? And what is the perception of the graduates regarding teacher education, as well as their professional profile based on their professional experiences? Due to these inquiries, it is immediately highlighted that there are numerous fronts in which the pedagogical professional can work. Thus, the methodology of this study was based on bibliographic research, drawing on theoretical references such as Libâneo (2005, 2006, and 2010), Saviani (2008a, 2008b, and 2012), among others. The descriptive analysis follows a qualitative approach with regard to the documentary study and the questionnaire applied to the graduates. It is understood that the training involves pedagogical knowledge and common areas of knowledge, but future professionals can work in different areas, once it is perceived that the non-school space is an emerging field in society in recent times, Therefore, the research seeks, through an analysis with graduates of the program, to understand the processes of their education, in the Pedagogical Political Projects of the program (PPC), and how these may have influenced their professional choices. From the documental analysis, it was found that the conception of the performance of the pedagogue in the Pedagogical Projects of the Course (PPC) Degree in Pedagogy from the Federal University of the Southern Border – Erechim campus, it is that of a Pedagogue active in the classroom, Trained for formal pedagogy, but who also has opportunities during graduation, even if briefly, to socialize with knowledge about nonformal pedagogy and, Thus, have a contribution to seek your specialization, if you wish to work in this area. Regarding the questionnaires, It can be stated that each graduate has a different perception of professional career, however, the profile of a pedagogue, mostly, linked to formal education. However, professional opportunities in non-formal education are emerging and the graduates are signaling the need for a formative path in this area.
Keywords: Curso de Pedagogia
Identidade profissional
Egressos da UFFS
Educação Formal
Educação não formal
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6778
Issue Date: Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUGNERA.pdf670.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.