Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6780
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de in/exclusão nas instituições federais de educação do Oeste de Santa Catarina: entre a legalidade e a (in)acessibilidade
Autor(es): Nascimento, Cleide Silva do
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Primeiro membro da banca: Picoli, Bruno Antonio
Segundo membro da banca: Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro
Resumo: Este estudo discorre sobre a inclusão na Educação Profissional e na Educação Superior e toma como objeto de análise as práticas de in/exclusão, que estão em jogo no que se refere à educação de estudantes com deficiência. A partir do campo dos Estudos Foucaultianos, tomando a prática como conceito-ferramenta, sob abordagem qualitativa, investiga como as políticas de inclusão, voltadas aos estudantes com deficiência, conformam práticas de in/exclusão na Educação Profissional e na Educação Superior. Para tanto, a pesquisa foi organizada em três dimensões: 1) pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório; 2) pesquisa documental, que contemplou a análise de oito documentos federais e treze produzidos por três instituições educacionais; e 3) pesquisa empírica, que contemplou a análise de onze entrevistas, com estudantes com deficiência matriculados nas Instituições Federais de Educação locus do estudo. A articulação analítica entre a materialidade empírica, bibliográfica e documental mostrou uma gama de práticas de inclusão e de acessibilidade previstas nas normativas e, também, as não previstas, as práticas de exclusão, de discriminação negativa e de inacessibilidade, efeitos da cultura institucional. Os resultados indicam que a inclusão, imersa na racionalidade neoliberal, apresenta duas faces: por um lado, atende a pauta social que reivindica a inclusão como direito de todos e, por outro, produz capital humano para o mercado. As Instituições Federais de Educação, inscritas em uma matriz de experiência inclusiva e sujeitas ao arcabouço normativo vigente, preveem, em seus documentos, práticas que tensionam subjetividades inclusivas, mas, ao mesmo tempo, com maior intensidade, (re)produzem, no ambiente acadêmico, discursos meritocráticos, que resultam em competição, individualização e práticas de discriminação negativa. As conclusões apontam que as práticas de in/exclusão, atravessadas por diferentes saberes e materializadas a partir dos jogos de poder, por sujeitos diversos, conformam, nas IFE, uma zona de (des)conforto, cujos principais efeitos são a inacessibilidade e a (auto)responsabilização dos estudantes com deficiência.
Abstract/Resumen: This study discusses inclusion in Vocational Education and University Education and takes as an object of analysis the practices of in/exclusion, which are at stake in the education of students with disabilities. From the field of Foucauldian Studies, taking practice as a tool-concept, under a qualitative approach, it investigates how inclusion policies, aimed at students with disabilities, shape practices of in/exclusion in Vocational Education and University Education. To this end, the research was organized in three dimensions: 1) bibliographic research, of an exploratory nature; 2) documentary research that included the analysis of eight federal documents and thirteen produced by three educational institutions, and; 3) empirical research that included the analysis of eleven interviews, with students with disabilities enrolled in the Federal Institutions of Education locus of the study. The analytical articulation between the empirical, bibliographic and documentary materiality showed a range of inclusion and accessibility practices provided for in the regulations and also those not provided for, exclusion, negative discrimination and inaccessibility practices, effects of institutional culture. The results indicate that inclusion, immersed in neoliberal rationality, presents two faces: on the one hand, it meets the social agenda that demands inclusion as a right for all and, on the other hand, it produces human capital for the market. The Federal Education Institutions, inscribed in a matrix of inclusive experience and subject to the current normative framework, provide, in their documents, practices that tension inclusive subjectivities, at the same time, with greater intensity, (re) produce, in the academic environment, meritocratic discourses, which result in competition, individualization and negative discrimination practices. The conclusions point out that the practices of in/exclusion, crossed by different knowledges and materialized from the games of power, by diverse subjects, conform, in the IFE, a zone of (dis)comfort, whose main effects are the inaccessibility and the (self) accountability of students with disabilities.
Palavras-chave: Políticas educacionais
Ensino profissional e técnico
Educação inclusiva
Ensino superior
Inclusão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6780
Data do documento: 6-Jul-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO.pdf938,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.