Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/679
Tipo: Monografia
Título: A produção de memória no Auto de São Lourenço, de José de Anchieta
Autor(es): Klier, Ivanete Maria
Primeiro Orientador: Prigol, Valdir
Resumo: Neste trabalho analisamos a obra Auto de São Lourenço (1587), do padre jesuíta José de Anchieta, verificando a alegoria do fogo e abordando a sua relação com o processo de produção de memória no teatro jesuítico. Nosso objetivo é verificar a presença da alegoria do fogo e investigar a historicidade da produção de memória na referida obra. Para compreender como a produção de memória se dá observamos como o discurso religioso se organiza em torno da alegoria do fogo ao longo da obra. Também verificamos como se dá a produção de memória em El género gauchesco: un tratado sobre la pátria (2000), em que Ludmer aborda a relação do gaúcho com o processo civilizatório e O último conto de Borges (2004), em que Pligia trata da cultura de massa.
Abstract/Resumen: En este trabajo analizamos la obra Auto de São Lourenço(1587), del sacerdote jesuita José de Anchieta para verificar la alegoría del fuego y abordar su relación con el proceso de producción de memoria en el teatro jesuítico. Nuestro objetivo es verificar la presencia de la alegoría del fuego e investigar la historicidad de la producción de memoria en la referida obra. Para comprender cómo la producción de memoria ocurre, observamos la forma como el discurso religioso se organiza en torno de la alegoría del fuego a lo largo de la obra. También examinamos cómo ocurre la producción de memoria en El género gauchesco: un tratado sobre la patria, en que Ludmer (2000) aborda la relación del gaucho con el proceso civilizatorio y O último conto de Borges(2004), en que Piglia trata de la cultura popular.
Palavras-chave: José de Anchieta
Alegoria
Memória
Auto de São Lourenço
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/679
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLIER.pdf527,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.