Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/680
Tipo: Dissertação
Título: Representações sociais e a EaD: um estudo das representações do ensinar e do aprender
Autor(es): Grison, Edinei Marcos
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: Esta pesquisa se refere às representações sociais e a EaD, com o objetivo de contribuir para o conhecimento das representações sobre o ensinar e o aprender de acadêmicos de licenciaturas do ensino presencial e da EaD. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Teoria Núcleo Central de Jean – Claude Abríc serviram de suportes teóricos. Como campo de realização deste estudo definiu-se a Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó, e a Universidade Aberta do Brasil, polos de apoio das cidades de Ponte Serrada e São Miguel do Oeste. Participaram da pesquisa 122 acadêmicos dos cursos de Letras Português/Espanhol e de Pedagogia, sendo 65 de EaD e 57 do ensino presencial. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a Técnica de Associação Livre de Palavras com os seguintes termos indutores: 1. Aprendizagem; 2. Ensino; 3. Aprender numa relação a distância; 4. Aprender numa relação presencial, seguida de um questionário com questões fechadas e abertas, para a caracterização do perfil dos participantes e conhecimento de suas atitudes em relação ao tema. Os dados gerados foram submetidos ao software IRAMUTEQ que possibilitou análises prototípicas e de similitude, fundamentando-se na abordagem estrutural das representações sociais. Foram analisadas também, por meio do teste Q-quadrado, duas questões fechadas, que visavam conhecer as atitudes dos pesquisados em relação às duas modalidades de ensino. Os resultados mostraram que os dois grupos de estudantes (EaD e presencial) têm diferentes representações de aprendizagem e de ensino, embora, para ambos, a aquisição de conhecimento seja central nesses processos. Para os estudantes de EaD, a aquisição do conhecimento escolar/acadêmico é o resultado e finalidade da aprendizagem, que tem como componentes fundamentais, a dedicação do aprendiz, adicionada a outras qualidades relacionadas ao investimento individual. Para os estudantes do ensino presencial, a aprendizagem não visa apenas à aquisição do conhecimento, mas está intimamente relacionada ao desenvolvimento do sujeito. Nesse processo, são fundamentais a interação e o diálogo com professores e colegas, sem descartar a dedicação pessoal. Os estudantes de EaD têm uma atitude mais positiva em relação a essa modalidade de ensino, que os estudantes do outro grupo, o que está coerente com sua inserção acadêmica. Por outro lado, em ambos os grupos, a avaliação subjetiva sobre as duas modalidades de formação é mais extremada que a avaliação atribuída genericamente a grupos sociais envolvidos com educação.
Abstract/Resumen: El tema de la investigación se refiere a las representaciones sociales y la EaD, cuyo objetivo es el de contribuir para el conocimiento de las representaciones sobre los procesos de enseñar y aprender de los estudiantes de licenciaturas de la enseñanza presencial y de la EaD. La Teoría de las Representaciones Sociales de Serge Moscovíci y la Teoría de Núcleo Central de Jean – Claude Abríc sirvieron como soporte teórico. Como campo de realización de este estudio se ha definido la Universidad Federal de la Frontera Sur, campus de Chapecó y la Universidad Abierta de Brasil, centros de apoyo de las ciudades de Ponte Serrada y São Miguel do Oeste. Han participado de la investigación 122 académicos de los cursos de Letras Portugués/Español y Pedagogía, siendo 65 de EaD y 57 de la enseñanza presencial. Fueron utilizados como instrumentos de recogida de informaciones la asociación libre de palabras técnicas, que tuvo la colaboración de los siguientes términos inductores: 1. Aprendizaje; 2. Enseñanza; 3. El aprender en una relación a distancia; 4. El aprender en una relación presencial, seguida de un cuestionario con cuestiones cerradas y abiertas, para la caracterización del perfil de los participantes y conocimiento de sus actitudes en relación al tema. Las informaciones obtenidas fueron sometidas al software IRAMUTEC que posibilitó análisis prototípicos y de semejanza, basándose en el abordaje estructural de las representaciones sociales. Fueron analizadas también, por medio de la prueba Q-cuadrada, dos cuestiones cerradas, que tenían el objetivo de conocer las actitudes de los investigados en relación a las dos modalidades de enseñanza. Los resultados han mostrado que los dos grupos de estudiantes (EaD y presencial) tienen diferentes representaciones de aprendizaje y de enseñanza, aunque, para ambos, la adquisición de conocimiento sea céntrico en esos procesos. Para los estudiantes de EaD, la adquisición del conocimiento escolar/académico es el resultado y finalidad del aprendizaje, que tiene como componentes fundamentales, la dedicación del aprendiz, añadida a otras calidades relacionadas a la inversión individual. Para los estudiantes de la enseñanza presencial, el aprendizaje no visa sólo a la adquisición del conocimiento, pero está íntimamente relacionada al desarrollo del sujeto. En ese proceso, son fundamentales la interacción y el diálogo con profesores y compañeros, sin descartar la dedicación personal. Los estudiantes de EaD tienen una actitud más positiva en relación a esa modalidad de enseñanza, que los estudiantes del otro grupo, lo que está coherente con su inserción académica. Por otro lado, en ambos grupos, la evaluación subjetiva sobre las dos modalidades de formación es más extremada que la evaluación atribuida genéricamente a grupos sociales envueltos con educación.
Palavras-chave: Educação à distância
Representações sociais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/680
Data do documento: 2016
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRISON.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.