Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Rosemar Ayres dos | - |
dc.contributor.referee1 | Fucks, Patrícia Marasca | - |
dc.contributor.referee2 | Dullius, Marcos Alexandre | - |
dc.creator | Schmidt, Ludyara do Nascimento | - |
dc.date | 2023-07-12 | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T19:24:30Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-08-11T19:24:30Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6813 | - |
dc.description.abstract | The teaching of Physics through issues that involve the daily lives of students gains meaning when it is interconnected to the processes of teaching and learning as sources of citizen formation. Therefore, using Science, technology and society (STS) With the theme traffic, this work aims to organize a didactic proposal for the curricular component of High School Physics, focused on the theme of Traffic, based on education STS. Thus, it was started from the organization of didactic sequences, separated into five classes with different teaching strategies, aimed at discussing the concepts of Newton's Laws and Education in traffic in schools, providing and promoting the aid in the understanding of physical concepts, triggering the learning of Physics students of the 1st year of High School and the formation of critical and reflective citizens, capable of decision-making and prepared to live in society. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Ensino de Física por meio de questões que envolvem o cotidiano dos estudantes ganha sentido quando está interligado aos processos de ensino e de aprendizagem como fontes de formação cidadã. Para tanto, utilizando a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a temática trânsito, este trabalho possui como objetivo organizar uma proposta didática para o componente curricular de Física do Ensino Médio, voltada a temática Trânsito, fundamentada na educação CTS. Assim, partiu-se da organização de sequências didáticas, separadas em cinco aulas com distintas estratégias de ensino, voltadas à discussão dos conceitos das Leis de Newton e a Educação no trânsito nas escolas, proporcionando e promovendo o auxílio na compreensão de conceitos físicos, desencadeando a aprendizagem dos estudantes de Física do 1º ano do Ensino Médio e a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de tomadas de decisão e preparados para viver em sociedade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-08-10T18:54:23Z No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 500939 bytes, checksum: ba52027665f09e0f8451b3e1ea33d763 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-11T19:24:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 500939 bytes, checksum: ba52027665f09e0f8451b3e1ea33d763 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-11T19:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 500939 bytes, checksum: ba52027665f09e0f8451b3e1ea33d763 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Ensino de física e educação CTS: possibilidades com o tema trânsito | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCHMIDT.pdf | 489,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.