Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.contributor.referee1Fucks, Patrícia Marasca-
dc.contributor.referee2Dullius, Marcos Alexandre-
dc.creatorSchmidt, Ludyara do Nascimento-
dc.date2023-07-12-
dc.date.accessioned2023-08-11T19:24:30Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-08-11T19:24:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6813-
dc.description.abstractThe teaching of Physics through issues that involve the daily lives of students gains meaning when it is interconnected to the processes of teaching and learning as sources of citizen formation. Therefore, using Science, technology and society (STS) With the theme traffic, this work aims to organize a didactic proposal for the curricular component of High School Physics, focused on the theme of Traffic, based on education STS. Thus, it was started from the organization of didactic sequences, separated into five classes with different teaching strategies, aimed at discussing the concepts of Newton's Laws and Education in traffic in schools, providing and promoting the aid in the understanding of physical concepts, triggering the learning of Physics students of the 1st year of High School and the formation of critical and reflective citizens, capable of decision-making and prepared to live in society.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Física por meio de questões que envolvem o cotidiano dos estudantes ganha sentido quando está interligado aos processos de ensino e de aprendizagem como fontes de formação cidadã. Para tanto, utilizando a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a temática trânsito, este trabalho possui como objetivo organizar uma proposta didática para o componente curricular de Física do Ensino Médio, voltada a temática Trânsito, fundamentada na educação CTS. Assim, partiu-se da organização de sequências didáticas, separadas em cinco aulas com distintas estratégias de ensino, voltadas à discussão dos conceitos das Leis de Newton e a Educação no trânsito nas escolas, proporcionando e promovendo o auxílio na compreensão de conceitos físicos, desencadeando a aprendizagem dos estudantes de Física do 1º ano do Ensino Médio e a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de tomadas de decisão e preparados para viver em sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-08-10T18:54:23Z No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 500939 bytes, checksum: ba52027665f09e0f8451b3e1ea33d763 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-11T19:24:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 500939 bytes, checksum: ba52027665f09e0f8451b3e1ea33d763 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T19:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 500939 bytes, checksum: ba52027665f09e0f8451b3e1ea33d763 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleEnsino de física e educação CTS: possibilidades com o tema trânsitopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHMIDT.pdf489,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.