Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6813
Type: Monografia
Título : Ensino de física e educação CTS: possibilidades com o tema trânsito
Author: Schmidt, Ludyara do Nascimento
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Fucks, Patrícia Marasca
metadata.dc.contributor.referee2: Dullius, Marcos Alexandre
Resume: O Ensino de Física por meio de questões que envolvem o cotidiano dos estudantes ganha sentido quando está interligado aos processos de ensino e de aprendizagem como fontes de formação cidadã. Para tanto, utilizando a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a temática trânsito, este trabalho possui como objetivo organizar uma proposta didática para o componente curricular de Física do Ensino Médio, voltada a temática Trânsito, fundamentada na educação CTS. Assim, partiu-se da organização de sequências didáticas, separadas em cinco aulas com distintas estratégias de ensino, voltadas à discussão dos conceitos das Leis de Newton e a Educação no trânsito nas escolas, proporcionando e promovendo o auxílio na compreensão de conceitos físicos, desencadeando a aprendizagem dos estudantes de Física do 1º ano do Ensino Médio e a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de tomadas de decisão e preparados para viver em sociedade.
Resumen : The teaching of Physics through issues that involve the daily lives of students gains meaning when it is interconnected to the processes of teaching and learning as sources of citizen formation. Therefore, using Science, technology and society (STS) With the theme traffic, this work aims to organize a didactic proposal for the curricular component of High School Physics, focused on the theme of Traffic, based on education STS. Thus, it was started from the organization of didactic sequences, separated into five classes with different teaching strategies, aimed at discussing the concepts of Newton's Laws and Education in traffic in schools, providing and promoting the aid in the understanding of physical concepts, triggering the learning of Physics students of the 1st year of High School and the formation of critical and reflective citizens, capable of decision-making and prepared to live in society.
Palabras clave : Ensino e aprendizagem
Física
Didática
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6813
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHMIDT.pdf489,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.