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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luz, Mary Neiva Surdi da-
dc.creatorKottwitz, Delcivane Troian-
dc.date2014-12-11-
dc.date.accessioned2017-07-07T13:17:37Z-
dc.date.available2017-07-07T13:17:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/681-
dc.description.abstractAccording to our studies some differences were noticed about the Portuguese Language Teaching, the first language, on the curriculum in the Proposta Curricular de Santa Catarina State. This difference is related to the name of the subject. While in Elementary School it’s called Portuguese Language, in Secondary School it is named Portuguese Language and Literature. On the paper we present and discuss the reasons for that difference and the impacts for the Literature Teaching. Apparently that distinction suggests there’s no place to approach Literature in Elementary School. Is that just a question related to the name of the subject which does not influence in the syllabus or is that the exclusion of the Literature teaching in the last years in Elementary School? The analysis is based on the Proposta Curricular de Santa Catarina, the annual planning of the sixth, seventh, eighth and ninth grade and the textbooks used in class. It was possible to notice the most used textual genders and especially the place for the Literary text on Portuguese Language Teaching in the last years of Elementary School in Santa Catarina State. Through the analysis it’s possible to conclude that the literary text is not used with the properly emphasis. This means, it’s not used in the classes to develop the pleasure for reading or the pleasure for the language for example. What really happens is the use of the literary text as an excuse for the grammar teaching. In other words, the Portuguese Language is taught based on the grammar teaching.pt_BR
dc.description.resumoNa Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, verificamos uma diferença na nomenclatura curricular no que diz respeito à disciplina de ensino de língua materna. Enquanto no Ensino Fundamental a disciplina recebe o nome de Língua Portuguesa, no Ensino Médio é chamada de Língua Portuguesa e Literatura. Aparentemente essa distinção sugere não haver espaço curricular no Ensino Fundamental (EF) para esse ensino. Seria somente uma questão de nomenclatura, que não influencia no conteúdoprogramático das disciplinas ou haveria uma exclusão do ensino de literatura nos anos finais do EF? Para realizar este trabalho, estudamos a Proposta Curricular de Santa Catarina e outros documentos oficiais que normatizam o ensino na rede estadual. Apresentamos e discutimos uma análise dos planejamentos anuais de um professor de Língua Portuguesa de 6º, 7º, 8º e 9º ano, bem como uma análise dos livros didáticos usados, na qual verificamos quais são os gêneros textuais mais frequentemente usados e, em especial, qual está sendo o espaço do texto literário no Ensino de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Estadual de Santa Catarina . Por meio desse estudo concluímos, por meio da análise, que a abordagem dos textos literários, no Ensino Fundamental, apresenta a falta ou até mesmo a inexistência de um espaço para o trabalho com o texto literário com enfoque predominantemente literário. O texto literário é tomado como pretexto, especialmente, para o ensino da gramática. Dessa forma, ao trabalhar o texto como pretexto, marca-se a filiação ao ensino de base gramatical.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Timelys Anthony Lira da Cruz (timelys.cruz@uffs.edu.br) on 2017-07-07T12:51:39Z No. of bitstreams: 1 KOTTWITZ.pdf: 1377270 bytes, checksum: 08d711e10fc8714b4ad929bf48a51c9e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-07T13:17:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KOTTWITZ.pdf: 1377270 bytes, checksum: 08d711e10fc8714b4ad929bf48a51c9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-07T13:17:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KOTTWITZ.pdf: 1377270 bytes, checksum: 08d711e10fc8714b4ad929bf48a51c9e (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTexto Literáriopt_BR
dc.subjectProposta Curricular de Santa Catarinapt_BR
dc.titleO que se lê nas aulas de Língua Portuguesa? O lugar do texto literário no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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