Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.contributor.referee1Binotto, Rosane Rossato-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor José-
dc.creatorDeuner, Andreia Regina de Lima-
dc.date2023-07-13-
dc.date.accessioned2023-08-14T13:05:37Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-08-14T13:05:37Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6838-
dc.description.abstractThis work seeks to use Modeling as a strategy for teaching mathematics in Basic Education, and more specifically in Elementary Education. Through a literature review, publications were identified that address Modeling as a Mathematics teaching strategy, highlighting its strengths and contributions to student learning. Based on this, aiming at Basic Education, a Modeling activity on truffle production is described. This activity is designed to provide students with hands-on experience in Mathematical Modeling. In the specific context of truffle production, Mathematical Modeling adds a scientific and technical perspective to the activity. In addition to practical skills and entrepreneurial knowledge, Modeling introduces fundamental concepts of economics, economic planning and market analysis. By analyzing these events, it was possible to identify the steps in the construction of mathematical concepts according to the Theory of Conceptual Fields (TCF) and the contributions of Modeling in this process. Mathematical Modeling provides students with the opportunity to explore real situations, formulate hypotheses, examine and analyze data, interpret results and make connections between mathematical concepts and the problem at hand. Finally, the types of Modeling contributions to the learning of mathematical concepts were classified. Students learn to consider factors such as production costs, selling prices, market demand, etc. This enriches your understanding of the event and prepares you for future challenges. Finally, Mathematical Modeling allows students to develop a deeper understanding of mathematical concepts and their application in the real world. It develops fundamental skills and facilitates contextualized learning, making the teaching of mathematics useful for students' daily lives and with more meaning.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca utilizar a Modelagem como estratégia para o ensino de matemática na Educação Básica, e mais especificamente no Ensino Fundamental. Por meio de uma revisão de literatura, foram identificadas publicações que abordam a Modelagem como estratégia de ensino de Matemática, destacando seus pontos fortes e contribuições para a aprendizagem dos alunos. Com base nisso, visando a Educação Básica, é descrita uma atividade de Modelagem sobre produção de trufas. Esta atividade é projetada para fornecer aos alunos experiência prática em Modelagem Matemática. No contexto específico da produção de trufas, a Modelagem Matemática agrega uma perspectiva científica e técnica à atividade. Além de habilidades práticas e conhecimento de empreendedorismo, a Modelagem apresenta conceitos fundamentais de economia, planejamento econômico e análise de mercado. Ao analisar esses eventos, foi possível identificar as etapas da construção de conceitos matemáticos de acordo com a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e as contribuições da Modelagem nesse processo. A Modelagem Matemática proporciona aos alunos a oportunidade de explorar situações reais, formular hipóteses, examinar e analisar dados, interpretar resultados e fazer conexões entre os conceitos matemáticos e o problema em questão. Por fim, foram classificados os tipos de contribuições da Modelagem na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os alunos aprendem a considerar fatores como custos de produção, preços de venda, demanda de mercado, etc. Isso enriquece sua compreensão do evento e o prepara para desafios futuros. Por fim, a Modelagem Matemática permite que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e sua aplicação no mundo real. Desenvolve habilidades fundamentais e facilita o aprendizado contextualizado, tornando o ensino de matemática útil para o cotidiano dos alunos e com mais significado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-08-08T11:58:04Z No. of bitstreams: 1 DEUNER.pdf: 1446801 bytes, checksum: 096491cb3b206c69004afd887d970498 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-14T13:05:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DEUNER.pdf: 1446801 bytes, checksum: 096491cb3b206c69004afd887d970498 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T13:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEUNER.pdf: 1446801 bytes, checksum: 096491cb3b206c69004afd887d970498 (MD5) Previous issue date: 2023-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectEducação escolar básicapt_BR
dc.titleProcessos de aprendizagem de matemática em atividades de modelagempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEUNER.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.