Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6838
Type: Monografia
Title: Processos de aprendizagem de matemática em atividades de modelagem
Author: Deuner, Andreia Regina de Lima
First advisor: Borges, Pedro Augusto Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Binotto, Rosane Rossato
metadata.dc.contributor.referee2: Petry, Vitor José
Resume: Este trabalho busca utilizar a Modelagem como estratégia para o ensino de matemática na Educação Básica, e mais especificamente no Ensino Fundamental. Por meio de uma revisão de literatura, foram identificadas publicações que abordam a Modelagem como estratégia de ensino de Matemática, destacando seus pontos fortes e contribuições para a aprendizagem dos alunos. Com base nisso, visando a Educação Básica, é descrita uma atividade de Modelagem sobre produção de trufas. Esta atividade é projetada para fornecer aos alunos experiência prática em Modelagem Matemática. No contexto específico da produção de trufas, a Modelagem Matemática agrega uma perspectiva científica e técnica à atividade. Além de habilidades práticas e conhecimento de empreendedorismo, a Modelagem apresenta conceitos fundamentais de economia, planejamento econômico e análise de mercado. Ao analisar esses eventos, foi possível identificar as etapas da construção de conceitos matemáticos de acordo com a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e as contribuições da Modelagem nesse processo. A Modelagem Matemática proporciona aos alunos a oportunidade de explorar situações reais, formular hipóteses, examinar e analisar dados, interpretar resultados e fazer conexões entre os conceitos matemáticos e o problema em questão. Por fim, foram classificados os tipos de contribuições da Modelagem na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os alunos aprendem a considerar fatores como custos de produção, preços de venda, demanda de mercado, etc. Isso enriquece sua compreensão do evento e o prepara para desafios futuros. Por fim, a Modelagem Matemática permite que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e sua aplicação no mundo real. Desenvolve habilidades fundamentais e facilita o aprendizado contextualizado, tornando o ensino de matemática útil para o cotidiano dos alunos e com mais significado.
Abstract: This work seeks to use Modeling as a strategy for teaching mathematics in Basic Education, and more specifically in Elementary Education. Through a literature review, publications were identified that address Modeling as a Mathematics teaching strategy, highlighting its strengths and contributions to student learning. Based on this, aiming at Basic Education, a Modeling activity on truffle production is described. This activity is designed to provide students with hands-on experience in Mathematical Modeling. In the specific context of truffle production, Mathematical Modeling adds a scientific and technical perspective to the activity. In addition to practical skills and entrepreneurial knowledge, Modeling introduces fundamental concepts of economics, economic planning and market analysis. By analyzing these events, it was possible to identify the steps in the construction of mathematical concepts according to the Theory of Conceptual Fields (TCF) and the contributions of Modeling in this process. Mathematical Modeling provides students with the opportunity to explore real situations, formulate hypotheses, examine and analyze data, interpret results and make connections between mathematical concepts and the problem at hand. Finally, the types of Modeling contributions to the learning of mathematical concepts were classified. Students learn to consider factors such as production costs, selling prices, market demand, etc. This enriches your understanding of the event and prepares you for future challenges. Finally, Mathematical Modeling allows students to develop a deeper understanding of mathematical concepts and their application in the real world. It develops fundamental skills and facilitates contextualized learning, making the teaching of mathematics useful for students' daily lives and with more meaning.
Keywords: Matemática
Ensino e aprendizagem
Modelagem
Educação escolar básica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6838
Issue Date: 13-Jul-2023
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEUNER.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.