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Tipo: Monografia
Título: Um olhar para a formação docente frente a educação inclusiva
Autor(es): Ransolin, Thauany
Primeiro Orientador: Bukowski, Chaiane
Primeiro membro da banca: Lepke, Sonize
Segundo membro da banca: Johann, Magali Maria
Resumo: O estudo se constitui a partir de uma pesquisa voltada à análise e compreensão da formação dos professores frente às crianças com deficiência. Dessa forma, delineou-se como problema investigativo, compreender qual é a concepção de Educação Inclusiva que emerge na formação dos acadêmicos que cursam licenciaturas (na UFFS) e nos documentos orientadores da Educação Básica. A metodologia para este estudo encaminha-se a partir da abordagem qualitativa, bibliográfica, caracterizando-se como uma análise documental. O estudo bibliográfico teve como bases as pesquisas disponíveis acerca da Educação Inclusiva, inclusão e da formação de professores nesta perspectiva, tendo os seguintes autores como referência: Maria Teresa Mantoan (2003; 2017); Peter Mittler (2003); Moacir Carneiro (2015); e António Nóvoa (1995; 2007). A partir da abordagem teórica, analisamos os documentos norteadores de domínio nacional, estadual (RS) e municipal (Erechim/RS). Posteriormente, investigamos os PPCs das licenciaturas ofertadas na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim e os seus respectivos direcionamentos para a Educação Inclusiva na formação continuada dos docentes. Então, através das análises, percebe-se que os documentos norteadores têm a visão de inclusão, direito de todas as pessoas, e apresentam estratégias para que a Educação Inclusiva seja acolhedora, respeitosa e igualitária às crianças com deficiência. Em relação a análise dos PPCs das licenciaturas da UFFS/ Erechim, visualiza-se que a maioria segue as matrizes que são obrigatórias conforme a legislação, assim, a Educação Inclusiva para todos e para os estudantes com deficiência, está conquistando espaço na formação dos docentes. Com o estudo, defende-se que o debate é indispensável para a formação inicial de professores, porém constata-se que ainda há curso sem assegurar tal formação. Dessa forma, a partir dos dados torna-se possível constatar que a Educação Inclusiva precisa ser compreendida como parte da formação inicial de todas as licenciaturas, para que na prática, o docente tenha conhecimento acerca do processo de ensino e aprendizagens significativas à todos, respeitando as individualidades de cada criança.
Abstract/Resumen: The study is based on a research focused on the analysis and understanding of teacher education vis-à-vis children with disabilities. Thus, it was outlined as an investigative problem, to understand what is the conception of Inclusive Education that emerges in the training of academics who study undergraduate degrees (at UFFS) and in the guiding documents of Basic Education. The methodology for this study is based on a qualitative, bibliographic approach, characterized as a documentary analysis. The bibliographic study was based on the available research on Inclusive Education, inclusion and teacher training in this perspective, with the following authors as reference: Maria Teresa Mantoan (2003; 2017); Peter Mittler (2003); Moacir Carneiro (2015); and António Nóvoa (1995; 2007). Based on the theoretical approach, we analyzed the guiding documents of national, state (RS) and municipal (Erechim/RS) domains. Subsequently, we investigated the PPCs of the degrees offered at the Federal University of Fronteira Sul, Campus Erechim and their respective directions for Inclusive Education in the continuing education of teachers. Then, through the analyzes, it is perceived that the guiding documents have the vision of inclusion, the right of all people, and present strategies for Inclusive Education to be welcoming, respectful and equal to children with disabilities. In relation to the analysis of the PPCs of the undergraduate degrees of the Uffs/ Erechim, it is visualized that most follow the matrices that are mandatory according to the legislation, thus, Inclusive Education for all and for students with disabilities, is gaining space in the training of teachers. With the study, it is argued that the debate is indispensable for the initial training of teachers, but it is noted that there is still a course without ensuring such training. Thus, from the data it becomes possible to verify that Inclusive Education needs to be understood as part of the initial training of all degrees, so that in practice, the teacher has knowledge about the teaching process and learning meaningful to all, respecting the individualities of each child.
Palavras-chave: Formação docente
Educação Inclusiva
Inclusão
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6844
Data do documento: Jul-2023
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