Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6856
Tipo: Monografia
Título: Revelações de um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: uma análise à luz das orientações curriculares
Autor(es): Pezenatto, Carla
Primeiro Orientador: Silva, Denise Knorst da
Primeiro membro da banca: Lepke, Sonize
Segundo membro da banca: Blauth, Ivanete Fátima
Resumo: O presente estudo investiga as revelações de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, à luz das orientações curriculares. A problemática central da pesquisa é traduzida por: Quais as relações e aproximações entre a práticas de um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e as orientações e normativas curriculares nacionais? O objetivo é analisar os aspectos e elementos que caracterizam a prática de ensino de Matemática de um grupo de professores de duas escolas públicas de um mesmo município, conhecendo as suas práticas de ensinar frente às orientações curriculares vigentes. Para atingir esse objetivo, a revisão bibliográfica do estudo foi embasada em normativas e diretrizes, especialmente sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), além da literatura da Educação Matemática e da Formação de Professores que ensinam matemática nos anos iniciais. A pesquisa é de natureza qualitativa, pela qual se buscou uma compreensão mais ampla sobre as práticas de ensinar matemáticas desenvolvidas por um grupo de professores em suas aulas. A coleta de dados se deu mediante um questionário online, via google formulários, composto por dezoito perguntas aplicado a um grupo de onze professoras atuantes em duas Escolas Municipais. O questionário foi cuidadosamente elaborado com o intuito de abordar diferentes aspectos da prática de ensino de Matemática nos anos iniciais. Os dados coletados foram tratados pela construção de gráficos, pela descrição das respostas e pela aproximação com o referencial teórico, permitindo uma análise e compreensão mais abrangente das práticas de ensino de matemática dos professores participantes da pesquisa. O estudo revela aspectos da prática de um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais considerando a influência do gosto pela disciplina na maneira e ênfase dos conceitos a ensinar, a compreensão e a abordagem dos campos do conhecimento matemático (números e operações, geometria, grandezas e medidas, álgebra, probabilidade e estatística), a caracterização das práticas pela valorização das metodologias de ensino, formas de planejamento das aulas, a busca e as condições de formação continuada. Por fim, os resultados corroboram a existência do currículo prescrito e do currículo praticado ao aproximar as orientações curriculares da prática de um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e reafirmam a importância de oferecer suporte e preparação aos professores, por meio de formação continuada, para que possam promover uma educação matemática de qualidade nos anos iniciais.
Abstract/Resumen: This study investigates the practice of teachers who teach mathematics in the early years, in the light of curricular guidelines.The central problem of the research is translated by: What are the relationships and approximations between the practices of teachers who teach mathematics in the early years and the national curricular guidelines and norms? The objective is to analyze the aspects and elements that characterize the practice of teaching Mathematics of a group of teachers from two public schools in the same municipality, knowing their practices of teaching against the current curricular guidelines.To achieve this objective, the bibliographic review of the study was based on regulations and guidelines, especially on the National Curricular Parameters (BRAZIL, 1997) and the National Common Curricular Base (BRAZIL, 2017), in addition to the literature of Mathematics Education and Teacher Training that teach mathematics in the early years. The research is qualitative, bibliographic, descriptive and exploratory, which sought a broader understanding of the practices of teaching mathematics developed by a group of teachers in their classes. Data collection took place through an online questionnaire, via google forms, composed of eighteen questions applied to a group of eleven teachers working in two Municipal Schools. The questionnaire was carefully designed to address different aspects of Mathematics teaching practice in the early years. The data collected were treated by the construction of graphs, the description of the answers and the approximation with the theoretical framework, allowing a more comprehensive analysis and understanding of the mathematics teaching practices of the teachers participating in the research. The study reveals aspects of the practice of teachers who teach mathematics in the early years considering the influence of the taste for the discipline in the manner and emphasis of the concepts to be taught, the understanding and approach of the fields of mathematical knowledge (numbers and operations, geometry, magnitudes and measures, algebra, probability and statistics), the characterization of practices by valuing teaching methodologies, ways of planning classes, the search and the conditions of continuing education.Finally, the results corroborate the existence of the prescribed curriculum and the curriculum practiced by bringing the curricular guidelines closer to the practice of teachers who teach mathematics in the early years and reaffirm the importance of providing support to teachers, through continuing education, so that they can promote quality mathematics education in the early years
Palavras-chave: Ensino da Matemática nos Anos Iniciais
Orientações, Diretrizes e Normativas
Formação de Professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6856
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEZENATTO.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.