Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6862
Tipo: Monografia
Título: O encontro dos livros da biblioteca pública com as crianças do município de Erechim/RS
Autor(es): Albuquerque, Marco Wesley Colling
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Krug, Flávia Suzana
Segundo membro da banca: Ribeiro, Roberto Carlos
Resumo: Todos temos conhecimento de que o ato de ler é de suma necessidade para o desenvolvimento de um ser integral, uma vez que ter essa prática no dia a dia nos permite viajar para diferentes mundos estando apenas sentado em um sofá. No entanto, para que tenhamos uma habilidade literária aguçada, é importante que o contato com os livros se dê de diferentes formas, isto é, explorar diferentes espaços que nos permitam desenvolver a prática de leitura é de suma importância para o surgimento de um bom leitor. Quando pensamos em espaços, temos que ter em mente aquele lugar cheio de personagens, enredos, títulos e possibilidades de conhecer o novo, um deles é a biblioteca pública. Mesmo sabendo que a biblioteca, espaço de acesso gratuito, passa despercebida dentro da sociedade, é importante identificar que temos que ter como principal concepção que esse espaço seja mais valorizado e mais frequentado por toda a comunidade. Sendo assim, o presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste na análise de empréstimos de livros na Biblioteca Pública do município de Erechim/RS dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023. Além disso, é de extrema importância destacar que o trabalho tem como objetivo geral investigar as preferências literárias das crianças ao retirarem livros na biblioteca pública. É importante ressaltar que a pesquisa também tem como objetivo específico fazer a análise de quais são os autores, títulos, gêneros e faixas etárias de livros que as crianças e jovens buscam na biblioteca pública de Erechim/RS, além de observar a frequência dos leitores dentro desse espaço tão importante para o desenvolvimento de um leitor crítico e reflexivo. A metodologia utilizada para esse trabalho se deu em torno da pesquisa bibliográfica, em que exploramos artigos, TCCs, teses e dissertações. Além disso, também foi construído o Estado do Conhecimento, por meio do qual buscamos saber o que tem sido discutido sobre o conceito de biblioteca e biblioteca pública no período de 2019 a 2022. Para finalizar, utilizamos também da pesquisa documental em que, através de um relatório entregue pela Biblioteca Pública do município de Erechim/RS, pudemos analisar o número de empréstimos por classe – infantil e infantojuvenil –, empréstimos mensais, títulos mais buscados e os gêneros mais retirados nos anos de 2020 a 2023. Diante disso, pudemos observar, através da análise dos dados, que os livros mais retirados são da classe infantojuvenil, uma vez que, a partir da construção de gráficos, é possível identificar que, em todos os meses, livros infantojuvenis foram de maior interesse pelos leitores. Sendo assim, o total de empréstimos no período de 2020 a 2023 foi de 10.242 empréstimos em ambas as classes. No ano de 2020, foram emprestados 1.113 livros infantis e 2.138 livros infantojuvenis. No ano seguinte, isto é, no ano de 2021, foi realizado o empréstimo de 867 livros infantis e 1.578 títulos infantojuvenis. Em 2022, foram emprestados 1.181 livros infantis assim como 1.174 livros infantojuvenis. Deve-se destacar também é que em ambas as classes também foi possível observar os títulos mais buscados. “Dorminhoco”, de Michael Rosen, “Salvando o natal”, de Barry Timms, “O que tem dentro de sua fralda’, de Guido Van Genechten e “O menor peixe da escola”, de Matthew Scott, foram as obras mais retiradas pela classe infantil. Na classe infantojuvenil, “Diário de um banana”, de Jeff Kinney, “Harry Potter”, de J.K Rowling, “Diário de um zumbi do minecraft”, de Zack Zombie e “A casa na árvore com 13 andares”, de Andy Griffths, foram os títulos de maior interesse. Além disso, percebe-se que contos e textos narrativos são gêneros de maior interesse dos leitores. Outro ponto que é possível observar com base na análise é que, em abril de 2021, ambas as classes tiveram um número baixo de empréstimos, fazendo-nos refletir como a pandemia COVID-19 afetou a sociedade de diferentes formas, incluindo a prática de visitação à Biblioteca Pública. Também foi possível identificar uma grande relatividade de empréstimos mensais em cada ano, dado que, em alguns meses, o número de empréstimos foi considerado alto e em outros nem tanto. Sendo assim, conclui-se que a biblioteca pública do município de Erechim é um espaço com um acervo enorme de livros e que a comunidade erechinense busca explorar esse lugar mágico com frequência, o que nos faz observar que a biblioteca vem cumprindo sua função enquanto instituição pública.
Abstract/Resumen: We are all aware that the act of reading is of paramount necessity for the development of an integral being, since having this practice in everyday life allows us to travel to different worlds just by sitting on a sofa. However, for us to have a sharp literary ability, it is important that contact with books takes place in different ways, that is, exploring different spaces that allow us to develop the practice of reading is of paramount importance for the emergence of a good reader. When we think of spaces, we have to keep in mind that place full of characters, plots, titles and possibilities to know the new, that is, the public library. Even knowing that the library, free access space, goes unnoticed within society, it is important to identify that we have to have as main conception that this space is more valued and more frequented by the whole community. Thus, this Course Conclusion Work consists of the analysis of book loans in the Public Library of the municipality of Erechim / RS of the years 2020, 2021, 2022 and 2023. In addition, it is extremely important to emphasize that the work has as its general objective to investigate the literary preferences of children when withdrawing books from the public library. It is important to emphasize that the research also has the specific objective of analyzing the authors, titles, genres and age groups of books that children and young people seek in the public library of Erechim/RS, in addition to observing the frequency of readers within this space so important for the development of a critical and reflective reader. The methodology used for this work was based on bibliographic research, in which we explored articles, TCCs, theses and dissertations. In addition, the State of Knowledge was also built, through which we sought to know what has been discussed about the concept of library and public library in the period from 2019 to 2022. Finally, we also used the documentary research in which, through a report delivered by the Public Library of the municipality of Erechim/RS, we were able to analyze the number of loans by class - children's and children's -, monthly loans, most sought after titles and the most withdrawn genres in the years 2020 to 2023 Therefore, we can observe through the analysis of the data that the most withdrawn books are from the children's class, since, from the construction of the graphs, it is possible to identify that, in all months, children's books were of greater interest to readers. Thus, the total number of loans in the period from 2020 to 2023 was 10,242 loans in both classes. In the year 2020, 1,113 children's books and 2,138 children's books were borrowed. The following year, i.e. 2021, 867 children's books and 1,578 children's titles were borrowed. In 2022, 1,181 children's books and 1,174 children's books were lent. It should also be noted that in both classes it is also possible to observe the most sought after titles in each one, that is, "Sleepyhead", by Michael Rosen; "Saving Christmas", by Barry Timms; "What's in your diaper', by Guido Van Genechten and "The smallest fish in the school", by Matthew Scott, were the works most withdrawn by the children's class. In the children's class, "Diary of a banana" by Jeff Kinney, "Harry Potter" by J.K Rowling, "Diary of a minecraft zombie" by Zack Zombie and "The tree house with 13 floors" by Andy Griffths were the titles of most interest to the children's class. In addition, it can be seen that short stories and narrative texts are genres of greater interest to readers. Another point that can be observed based on the analysis is that, in April 2021, both classes had a low number of loans, making us reflect on how the COVID-19 pandemic has affected society in different ways, including the practice of visiting the Public Library. It was also possible to identify a great relativity of monthly loans in each year, given that in some months the number of loans was considered high and in others not so much. Thus, it is concluded that the public library of the municipality of Erechim is a space with a huge collection of books and that the Erechinese community seeks to explore this magical place frequently, which makes us observe that the library has been fulfilling its function as a public institution.
Palavras-chave: Biblioteca Pública
Prática literária
Leitor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6862
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBUQUERQUE.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.