Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6870
Tipo: Dissertação
Título: Questões de gênero e a (in)visibilidade da figura feminina na Ciência-Tecnologia: uma análise em livros didáticos de Física
Autor(es): Hendges, Ana Paula Butzen
Primeiro Orientador: Santos, Rosemar Ayres dos
Primeiro membro da banca: Ostermann, Fernanda
Segundo membro da banca: Rigo, Neusete Machado
Resumo: Esta pesquisa aborda a pouca visibilidade das mulheres enquanto cientistas do Ensino de Ciências. Logo, visa-se oferecer contribuições para repensar os incentivos dados a esse gênero por meio do currículo escolar para se inserir no ramo científico-tecnológico. Partindo da problemática de pesquisa: o que e como se mostram as relações entre questões de gênero e Ciência-Tecnologia (CT) nos livros didáticos (LD) de Física, contemplados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2018? Têm-se como objetivo compreender e analisar como as relações entre questões de gênero e CT são apresentadas nas coleções. Partindo da problemática e objetivo geral, a pesquisa dividiu-se em problemas e objetivos específicos, encontrando-se subdividida em 4 capítulos, cada qual correspondente a um artigo publicado, submetido ou a ser submetido em um periódico. O primeiro e o segundo capítulo/artigo correspondem a revisões bibliográficas com vistas a contribuir no aporte teórico-metodológico da dissertação. Enquanto o primeiro trata de uma revisão de teses e dissertações brasileiras que tratam das mulheres na CT no Ensino de Ciências, o segundo aborda como se tem discutido as questões de gênero e CT, especificamente, no Ensino de Física. O terceiro capítulo/artigo apresenta uma análise das imagens de pessoas relacionadas à história da CT ou envolvidas em atividades de caráter científico-tecnológico. O quarto capítulo/artigo investiga as menções femininas e masculinas de cientistas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias que constam nos LD. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental, ambas utilizando a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Neste âmbito, ao longo dos capítulos demonstramos, a partir dos resultados encontrados, o quanto a CT valoriza experiências e comportamentos socialmente considerados masculinos, que a figura cientista é atrelada ao gênero masculino e pessoas de cor branca, com a quase total ausência da mulher enquanto cientista nos LD de Física, seja por meio de imagens ou menções, ademais, apontamos para um dado importante, a pouca reflexão sobre questões de gênero na CT presente nos LD.
Abstract/Resumen: This research addresses the low visibility of women as scientists in Science Education. Therefore, the aim is to offer contributions to rethink the incentives given to this genre through the school curriculum to be inserted in the scientific-technological field. Starting from the research problem: what and how are the relationships between gender issues and Science-Technology (ST) shown in Physics textbooks (TB) contemplated by the 2018 National Book and Teaching Material Program? The aim is to understand and analyze how the relationships between gender issues and ST are presented in the collections. Starting from the problematic and general objective, the research was divided into specific problems and objectives, being subdivided into 4 chapters, each corresponding to an article published, submitted or to be submitted in a journal. The first and second chapter/article correspond to bibliographic reviews with a view to contributing to the theoretical-methodological contribution of the dissertation. While the first deals with a review of Brazilian theses and dissertations that deal with women in ST in Science Teaching, the second addresses how gender and ST issues have been discussed, specifically, in Physics Teaching. The third chapter/article presents an analysis of the images of people related to the history of ST or involved in scientific-technological activities. The fourth chapter/article investigates the female and male mentions of scientists in the field of Natural Sciences and their Technologies that appear in the TB. The methodology involves bibliographical and documentary research, both using Discursive Textual Analysis as an analysis methodology. In this context, throughout the chapters, we demonstrate, based on the results found, how much the ST values experiences and behaviors socially considered masculine, that the scientist figure is linked to the male gender and white people, with the almost total absence of women as scientist in the Physics textbooks, either through images or mentions, in addition, we point to an important fact, the little reflection on gender issues in the ST present in the textbooks.
Palavras-chave: Mulheres na ciência
Gêneros (Grupos sociais)
Ensino
Física
Livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6870
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENDGES.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.