Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6871
Tipo: Dissertação
Título: Processos de constituição docente: o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo e as articulações com a investigação-formação-ação em ensino de ciências
Autor(es): Souza, Andressa Vargas de
Primeiro Orientador: Emmel, Rúbia
Primeiro membro da banca: Bervian, Paula Vanessa
Segundo membro da banca: Mosquera, Jonathan Andreas
Resumo: Esta pesquisa analisa e reflete sobre o papel do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge - PCK) na formação inicial de professores de Ciências a partir da Investigação-Formação-Ação em Ensino de Ciências (IFAEC). Desse modo, teve-se como objetivo geral compreender o papel do PCK na constituição docente a partir de um processo de IFAEC. Nesse sentido, parte-se das seguintes problemáticas: Qual o papel do PCK na formação inicial e constituição docente? Como ocorre o desenvolvimento do PCK na formação inicial de professores de Ciências? Quais as potencialidades da IFAEC para o desenvolvimento do PCK? Como hipótese, definiu-se que ao investigar a tríade de interação entre professores em formação inicial, professores da Educação Básica (EB) e professores formadores, será possível perceber que a constituição docente perpassa a formação universitária e que o PCK é desenvolvido na prática docente e a partir da reflexão sobre, para e na ação, se tornando um processo permanente. Os participantes da pesquisa foram 13 licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que estavam devidamente matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, seis professores formadores e três professores da EB. Destaca-se que os licenciandos estavam finalizando a escrita dos seus relatos de experiência, refletindo e analisando sua própria prática docente. Para a produção dos dados da pesquisa foram utilizados dois instrumentos: questionário fechado e entrevista semiestruturada. A análise dos dados desta pesquisa ocorreu a partir da Análise de Conteúdo. Inicialmente, acredita-se que é preciso analisar o que dizem as pesquisas brasileiras sobre o PCK na formação de professores. Esse processo de investigação pode auxiliar na identificação de referenciais da área e compreensão da discussão em âmbito nacional. Por isso, o capítulo um apresenta uma revisão de dissertações e teses brasileiras, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em que foi possível analisar as concepções e contribuições dos autores das pesquisas brasileiras em relação ao PCK na formação de professores de Ciências. No capítulo dois buscou-se reconhecer as complexidades envoltas no desenvolvimento do PCK e suas repercussões na constituição docente a partir do processo de IFAEC, em que analisa-se as respostas do questionário e narrativas das entrevistas dos licenciandos, processo que emergiu duas espirais reflexivas: Constituição Docente: complexidades, desafios e influências; Trajetórias de vida e Formação: implicações no estágio de docência e estratégias de ensino. E, no capítulo três, investigou-se as potencialidades das interações entre licenciandos, professores formadores e professores da EB a partir das respostas dos participantes ao questionário e suas narrativas orais da entrevista, emergindo três espirais reflexivas: Lembranças das Estratégias de Ensino na Educação Básica: como eram ensinados os conteúdos que hoje ensino?; Marcas da formação inicial e seus processos de constituição docente; Passado, presente e futuro: os desafios de formar professores. Assim, foi possível identificar e compreender, a partir das narrativas orais e das respostas dos questionários, as condicionantes dos processos de constituição docente e do PCK dos professores em formação (ou licenciados): suas memórias de formação escolar e inicial, experiências e influências na sua prática docente e nas estratégias de ensino, a influência dos professores da Educação Básica e Superior e o currículo escolar. Nestes processos, evidencia-se que os licenciandos constituem suas identidades docentes a partir das relações que constroem com outros sujeitos e dos movimentos reflexivos. Desse modo, considera-se a reflexão como categoria formativa, pois acredita-se que ela permite analisar, repensar e modificar a prática docente, por meio das etapas da IFAEC: problema, observação, reflexão, planificação e ação, podendo potencializar o desenvolvimento de um PCK crítico e reflexivo de modo permanente na profissão docente.
Abstract/Resumen: This research analyzes and reflects on the role of Pedagogical Content Knowledge (PCK) in the initial training of Science teachers based on Research-Training-Action in Science Teaching (IFAEC). Thus, the general objective was to understand the role of the PCK in the formation of professors based on an IFAEC process. In this sense, it starts with the following issues: What is the role of the PCK in initial training and teacher constitution? How does the development of PCK occur in the initial training of Science teachers? What are the potentialities of the IFAEC for the development of the PCK? As a hypothesis, it was defined that when investigating the interaction triad between teachers in initial training, Basic Education (EB) teachers and training teachers, it will be possible to perceive that the teaching constitution permeates university training and that the PCK is developed in teaching practice and from reflection on, for and in action, becoming a permanent process. The research participants were 13 graduates of the Licentiate Course in Biological Sciences, who were duly enrolled in the discipline of Supervised Curricular Internship II, six teacher trainers and three EB teachers. It is noteworthy that the undergraduates were finalizing the writing of their experience reports, reflecting and analyzing their own teaching practice. For the production of research data, two instruments were used: closed questionnaire and semi-structured interview. The data analysis of this research was based on Content Analysis. Initially, it is believed that it is necessary to analyze what Brazilian researches say about PCK in teacher education. This investigation process can help identify references in the area and understand the discussion at the national level. Therefore, chapter one presents a review of Brazilian dissertations and theses, available at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), in which it was possible to analyze the conceptions and contributions of the authors of Brazilian research in relation to PCK in the training of science teachers. In chapter two, an attempt was made to recognize the complexities involved in the development of the PCK and its repercussions on the teaching constitution from the IFAEC process, in which the questionnaire responses and narratives of the undergraduate students' interviews were analyzed, a process that resulted in two reflective spirals: Teaching Constitution: complexities, challenges and influences; Life trajectories and Education: implications for the teaching internship and teaching strategies. And, in chapter three, the potential of interactions between undergraduates, teacher trainers and EB teachers was investigated based on the participants' responses to the questionnaire and their oral narratives from the interview, emerging three reflective spirals: Memories of Teaching Strategies in Basic Education: how were the contents that I teach today taught?; Marks of initial training and its teacher constitution processes; Past, present and future: the challenges of training teachers. Thus, it was possible to identify and understand, based on oral narratives and questionnaire responses, the constraints on teacher constitution processes and the PCK of teachers in training (or graduates): their memories of school and initial training, experiences and influences in their teaching practice and teaching strategies, the influence of Basic and Higher Education teachers and the school curriculum. In these processes, it is evident that undergraduate students form their teaching identities based on the relationships they build with other subjects and reflective movements. In this way, reflection is considered a formative category, as it is believed that it allows analyzing, rethinking and modifying teaching practice, through the IFAEC stages: problem, observation, reflection, planning and action, which can enhance the development of a permanently critical and reflective PCK in the teaching profession.
Palavras-chave: Ensino
Formação de professores
Formação continuada do professor
Narrativa oral
Construção do conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6871
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.