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Tipo: Monografia
Título: Tabu ou proteção?: o papel da escola de educação infantil no enfrentamento da violência sexual contra crianças
Autor(es): Bortoli, Sabrina Colle
Primeiro Orientador: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
Primeiro membro da banca: Souza, Flávia Burdzinski de
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Queila de Almeida
Resumo: A presente pesquisa busca refletir e discutir questões relacionadas à vulnerabilidade da criança frente à violência sexual na primeira infância, e as possibilidades da escola de Educação Infantil cumprir com o seu papel, constituindo-se como um ambiente de proteção da criança, através de sua postura frente às discussões sobre sexualidade e infância. A metodologia para a realização desta pesquisa, de caráter qualitativo, está baseada em uma discussão conceitual, fundamentada através de uma pesquisa bibliográfica, e também de uma pesquisa de campo. Na etapa de revisão de literatura teve-se como bases os estudos disponíveis acerca da sexualidade, e sexualidade na infância, tendo como referência autores (as) como Guacira Lopes Louro, Jane Felipe, Patrícia Abel Balestrin, e Michel Focault. E ainda, o olhar para a infância e seus direitos de proteção, através de documentos como a Convenção sobre os direitos das crianças, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além do levantamento de dados acerca da violência sexual. Posteriormente, na pesquisa de campo, realizou-se a “coleta” de narrativas escritas por educadoras de todos os níveis da Educação Infantil, sobre as experiências que vivenciaram no cotidiano da escola em relação com a sexualidade. Então, através da análise das narrativas e da discussão estabelecida com os estudos acerca da sexualidade, concluiu-se que as educadoras ainda possuem dúvidas e inseguranças sobre como agir em situações que envolvem a sexualidade infantil, caracterizando assim, um cenário de desinformação. Mesmo nessas circunstâncias, as educadoras demonstraram esforços e sensibilidade em tentativas de ajudar as crianças. Em vista disso, o acesso aos conhecimentos a respeito da sexualidade infantil não parece ser um caminho óbvio, suscitando o investimento na formação permanente de professores, para que a escola de Educação Infantil possa constituir-se como um ambiente de proteção das crianças.
Abstract/Resumen: This research seeks to reflect and discuss issues related to the child's vulnerability to sexual violence in early childhood, and the possibilities of the Early Childhood Education school to fulfill its role, constituting itself as a child protection environment, through its stance towards discussions about sexuality and childhood. The methodology for conducting this research, of a qualitative nature, is based on a conceptual discussion,°based on a bibliographic research, and also on a field research. In the literature review stage, the available studies on sexuality and sexuality in childhood were based, with reference to authors such as Guacira Lopes Louro, Jane Felipe, Patrícia Abel°Balestrin, and Michel Focault. Also, the look at childhood and its rights of protection, through documents such as the Convention on the Rights of Children, the Statute of the Child and Adolescent, and the Law of Guidelines and Bases of National Education, in addition to the collection of data on sexual violence. Subsequently, in the field research, the "collection" of narratives written by educators of all levels of Early Childhood Education was carried out, about the experiences they experienced in the daily life of the school in relation to sexuality. Thus, through the analysis of the narratives and the discussion established with the studies on sexuality, it was concluded that the educators still have doubts and insecurities about how to act in situations involving childhood sexuality, thus characterizing a scenario of disinformation. Even in these circumstances, educators demonstrated effort and sensitivity in attempts to help children. In view of this, access to knowledge about childhood sexuality does not seem to be an obvious path, prompting investment in the permanent training of teachers, so that the Early Childhood Education school can be constituted as an environment for the protection of children.
Palavras-chave: Educação Infantil
Sexualidade
Violência sexual
Proteção
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6872
Data do documento: Jul-2023
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