Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6874
Tipo: Monografia
Título: Uma análise da representação feminina nos textos da mídia: o discurso presente nas capas da revista Nova
Autor(es): Peronio, Thácyla Eloiza da Veiga
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Segundo membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Resumo: A representação diversa e responsável das mulheres e feminilidades na mídia é crucial. Nesse viés, a comunicação publicitária exerce influência significativa na formação da identidade das pessoas. Partindo disso, este estudo procurou investigar como a mídia publicitária institui as representações sociais sobre as feminilidades, por meio da análise sociodiscursiva das capas da revista Nova. Assim, buscou-se entender como a revista evoluiu ao longo do tempo e se ajustou às mudanças na sociedade e nos gostos dos leitores. A partir de uma concepção interacionista de linguagem, entende-se que o papel da mulher na sociedade pode ser moldado por diversas formas de representação, tanto verbais quanto não-verbais. É necessário analisar criticamente se essas representações se refletem nas capas da revista Nova e como elas afetam a percepção e tratamento da mulher na sociedade, levando em consideração as variações sociais e históricas e os estereótipos de gênero perpetuados. A fim de se obter uma visão sócio-histórica e discursiva dessas representações da mulher, delimitou-se amplamente o corpus, a partir da análise de edições de diferentes épocas da revista, pontualmente as edições dos anos de 1977, 1999, 2006 e 2013. Para analisar as capas da revista Nova, utilizaram-se categorias analíticas, as quais forneceram a base necessária para o estudo das representações sociodiscursivas presentes no corpus. Isso permitiu a compreensão de como as representações sociais sobre a feminilidade são estabelecidas por meio da mídia publicitária. Ao se aprofundar no contexto de produção do texto, foi importante examinar as condições que o envolvem, incluindo os parâmetros do mundo físico e sociocultural. Ao mesmo tempo, a análise textual debruçou-se sobre aspectos organizacionais, como o layout, as cores, as imagens utilizadas, o conteúdo temático veiculado e os mecanismos de textualização, da mesma forma que sobre aspectos enunciativos e semânticos, como as avaliações sociais e os papéis atribuídos à mulher (actante colocada em cena nas revistas). A análise das capas permite entender como as temáticas abordadas refletem a sociedade. Apesar das diferenças de conteúdo, a estrutura das capas da revista escolhida é bastante semelhante. Os papéis sociais das mulheres variam entre culturas e épocas diferentes, e as capas da revista Nova mostram algumas categorias temáticas recorrentes que influenciam esses papéis, como sexo, trabalho, beleza e relacionamentos.
Abstract/Resumen: La representación diversa y responsable de las mujeres y las feminidades en los medios de comunicación es crucial. En ese sesgo, la comunicación publicitaria ejerce influencia significativa en la formación de la identidad de las personas. Partiendo de esto, este estudio buscó investigar cómo los medios publicitarios instituyen las representaciones sociales sobre las feminidades, por medio del análisis sociodiscursivo de las portadas de la revista Nova. Así, se buscó entender cómo la revista evolucionó a lo largo del tiempo y se ajustó a los cambios en la sociedad y en los gustos de los lectores. A partir de una concepción interaccionista del lenguaje, se entiende que el papel de la mujer en la sociedad puede ser moldeado por diversas formas de representación, tanto verbales como no verbales. Es necesario analizar críticamente si esas representaciones se reflejan en las portadas de la revista Nova y cómo ellas afectan la percepción y tratamiento de la mujer en la sociedad, teniendo en cuenta las variaciones sociales e históricas y los estereotipos de género perpetuados. Con el fin de obtener una visión socio-histórica y discursiva de esas representaciones de la mujer, se delimitó ampliamente el corpus, a partir del análisis de ediciones de diferentes épocas de la revista, puntualmente las ediciones de los años 1977, 1999, 2006 y 2013. Para analizar las portadas de la revista Nova, se utilizaron categorías analíticas, las cuales proporcionaron la base necesaria para el estudio de las representaciones sociodiscursivas presentes en el corpus. Esto permitió comprender cómo se establecen las representaciones sociales sobre la feminidad a través de los medios publicitarios. Al profundizar en el contexto de producción del texto, fue importante examinar las condiciones que lo envuelven, incluyendo los parámetros del mundo físico y sociocultural. Al mismo tiempo, el análisis textual se centró en aspectos organizacionales, como el diseño, los colores, las imágenes utilizadas, el contenido temático transmitido y los mecanismos de textualización, de la misma forma que sobre aspectos enunciativos y semánticos, como las evaluaciones sociales y los papeles atribuidos a la mujer (actante puesta en escena en las revistas). El análisis de las portadas permite entender cómo las temáticas abordadas reflejan la sociedad. A pesar de las diferencias de contenido, la estructura de las portadas de la revista elegida es bastante similar. Los roles sociales de las mujeres varían entre culturas y épocas diferentes, y las portadas de la revista Nova muestran algunas categorías temáticas recurrentes que influyen en estos roles, como sexo, trabajo, belleza y relaciones.
Palavras-chave: Mulheres
Representação
Meios de comunicação
Mídia publicitária
Revistas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6874
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERONIO.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.