Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6878
Type: Dissertação
Title: Os processos de ensino e de aprendizagem sobre fotossíntese por meio da modelação
Author: Dahmer, Angelita Lopes
First advisor: Wirzbicki, Sandra Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Bonotto, Danusa de Lara
Resume: O presente estudo trata da investigação dos processos de ensino e de aprendizagem na área das Ciências da Natureza seguindo os pressupostos da Modelação. Os referidos processos estão envolvidos na formação de conceitos científicos, função a ser desempenhada pela escola, na Educação Básica. Portanto, neste estudo, objetivamos investigar os processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências da Natureza com a Modelação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo bibliográfico para conhecer práticas de Modelação no ensino e na formação de professores na área de Ciências da Natureza em dissertações e teses brasileiras; buscou-se compreender as implicações do desenvolvimento de uma sequência didática fundamentada nos pressupostos da Modelação; assim como avaliar o ensino e a aprendizagem do conceito de fotossíntese ao utilizar a sequência didática com Modelação e refletir sobre a prática docente na intervenção da fotossíntese com Modelação. A metodologia de análise adotada é a Análise Textual Discursiva (ATD). As teses, dissertações, transcrições e diários de aula foram analisados por meio da ATD e, com base nas unidades de significado, organizamos categorias emergentes, conforme o objetivo a ser investigado a partir dos dados de pesquisa. A análise nos indicou que a Modelação vem sendo desenvolvida na Educação Básica e na formação de professores geralmente em casos pontuais, devido ao tempo que demanda no trabalho e a formação dos professores que ainda é reduzida. A Modelação mostra-se como um caminho na construção de conhecimento científico nas aulas de Ciências da Natureza, auxiliando no ensino e na aprendizagem, assim como na capacidade argumentativa e criativa dos estudantes. Nossa prática indicou avanços na aprendizagem do conceito de fotossíntese e também desafios a enfrentar, tais como, maior engajamento dos estudantes, empatia para o trabalho em grupo, protagonismo na pesquisa e desenvolvimento de capacidades argumentativas, ainda em construção. No trabalho docente também temos avanços, como na valorização dos conhecimentos que os estudantes apresentam sobre o assunto, de forma a partir desses conhecimentos para apresentar problematizações e buscar avanços na significação dos conceitos científicos. Outro aspecto importante a ser destacado é o trabalho coletivo, na área do conhecimento ou fora dela, bem como com a comunidade escolar e seu entorno. Salientamos, ainda, a importância dos saberes docentes e da reflexão docente para avanços no ensino e nas aprendizagens.
Abstract: The present study is a investigation of teaching and learning processes in the area of Natural Sciences following the assumptions of Modelling. These processes are involved in the formation of scientific concepts, function to be performed by the school in Basic Education. Therefore, in this study, we aimed at investigating the teaching and learning processes in the area of Natural Sciences with Modelling. For this purpose, a bibliographical survey was developed in order to know about Modeling practices in teaching and teacher training in the area of Natural Sciences in Brazilian dissertations and theses. We attempted to understand the implications of developing a didactic sequence based on the assumptions of Modeling, as well as, to evaluate the teaching and learning of the concept of photosynthesis when using the didactic sequence with Modeling and reflect upon teaching practice in the intervention of photosynthesis with Modeling. The analysis methodology is the Textual Discourse Analysis (TDA). The thesis, dissertations, transcripts and class diaries were analyzed using TDA and based on the units of meaning, we organized emerging categories, according to the objective to be investigated from the research data. The analysis indicated that Modeling has been developed in Basic Education and in teacher’s training, generally in isolated cases, due to the time demanded by the work and the teachers’ training, which is still limited. Modeling is a way to build scientific knowledge in Natural Science classes, helping in teaching and learning, as well as, in the argumentative and creative capacity of students. Our practice has indicated advances in the learning of the concept of photosynthesis and also challenges to be faced, such as greater student engagement, empathy for group work, protagonism in research, and the development of argumentative skills, still under construction. In the teaching work we also have advances, such as in the valorization of the knowledge that the students have about the subject, in order to use this knowledge to present problems and seek advances in the meaning of scientific concepts. Another important aspect to be highlighted is the collective work, in the knowledge area or outside it, as well as with the school community and its surroundings. We also emphasize the importance of teachers’ knowledge and of teachers’ reflection for advances in teaching and learning.
Keywords: Formação de professores
Ensino
Aprendizagem
Fotossíntese
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6878
Issue Date: 2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAHMER .pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.