Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6881
Tipo: Dissertação
Título: Estudo, planejamento e socialização do uso de textos de divulgação científica no Ensino de Ciências com um grupo de professores em formação
Autor(es): Santos Filho, Carlos Alberto Soares dos
Primeiro Orientador: Wenzel, Judite Scherer
Primeiro membro da banca: Bonotto, Danusa de Lara
Segundo membro da banca: Martins, Márcio Marques
Resumo: Esta dissertação tem como foco central o estudo coletivo de Textos de Divulgação Científica (TDC) num contexto de formação de professores da área das Ciências da Natureza. O diálogo teórico contempla aspectos da Divulgação Científica (DC) com atenção para o TDC e da Formação de Professores voltada para o Ensino de Ciências. O objetivo consiste em compreender o que se mostra acerca do uso de TDC como instrumento pedagógico para um coletivo de professores em diferentes estágios de formação. Para isso realizamos uma pesquisa de caráter fenomenológico-hermenêutico com base na Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa foi realizada em duas etapas, na primeira delas efetuamos uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e buscamos cumprir com nosso primeiro objetivo específico de identificar o modo como o uso do TDC tem sido contemplado junto a Formação de Professores da área de Ciências da Natureza. Dessa forma, foram analisados seis trabalhos sob a luz da ATD e com isso chegamos até a categoria final: a compreensão do uso de TDC como um conhecimento da docência a ser aprendido. A categoria que compreende nosso metatexto aponta para o uso dos TDC na formação inicial de professores da área das Ciências da Natureza de modo a potencializar a compreensão deste instrumento como um Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), e nos mostrou a necessidade de ampliação dos espaços formativos que discutam a respeito dos TDC e das suas potencialidades como instrumento pedagógico. Na segunda etapa da pesquisa, propomos e realizamos encontros formativos de planejamento do uso do TDC com um coletivo de professores participantes de um grupo de leitura de TDC. Nos encontros contemplamos desde o conhecimento acerca do TDC (fontes, características), mapeamento de TDC, planejamento do uso do TDC para o Ensino de Ciências e socialização da atividade realizada em sala de aula. Os encontros foram realizados de forma online por uma plataforma de reuniões virtuais e pela mesma plataforma os encontros foram gravados e posteriormente transcritos. Com o material empírico do segundo encontro referente ao movimento de mapeamento e sua socialização, contemplamos o segundo objetivo específico o qual consiste em compreender quais os conhecimentos dos professores da área das Ciências da Natureza que se mostram durante um processo formativo de mapeamento de TDC, e a luz da ATD obtivemos uma nova compreensão a respeito dos fenômenos observados. Tal entendimento discorrido em nosso metatexto aponta que as escolhas do professor se caracterizam como um conhecimento para a docência. Sendo que as escolhas contemplam desde o instrumento pedagógico, o posicionamento do professor e o conteúdo a ser abordado. Além disso, as interações promovidas demonstraram o potencial e o desafio de planejar uma estratégia de leitura de TDC para uso em sala de aula. Em nosso terceiro capítulo, buscamos compreender os conhecimentos mobilizados no planejamento acerca do uso do TDC no Ensino de Ciências. Sob a luz da ATD chegamos ao entendimento que o movimento de planejamento coletivo mobiliza conhecimentos docentes e que essa interação nos mostrou a categoria final: Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Dessa forma, respondemos a pergunta que norteou nossa pesquisa: O que é isso que se mostra sobre o uso do TDC como instrumento pedagógico no Ensino de Ciências para um coletivo de professores?
Abstract/Resumen: This dissertation has as its central focus the collective study of Scientific Dissemination Texts (SDT) in a context of teacher of the área of Natural Sciences training. The theoretical dialogue contemplates aspects of Science Dissemination (SC) with attention to SDT and Teacher Training focused on Science Teaching. The objective is to understand what is shown about the use of SDT as a pedagogical tool for a collective of teachers in different stages of formation. For this, we carried out a phenomenological-hermeneutic research based on Discursive Textual Analysis (DTA). The research was carried out in two stages, in the first of which we carried out a bibliographical review in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and we sought to fulfill our first specific objective of identifying how the use of SDT has been contemplated along with Teacher Training of the area of Natural Sciences. In this way, six works were analyzed in the light of DTA and with that we reached the final category: understanding the use of SDT as a teaching knowledge to be learned. The category that comprises our metatext points to the use of SDT in the initial training of teachers of the Natural Sciences area, in order to enhance the understanding of this instrument as a Pedagogical Content Knowledge (PCK), and also showed us a need for expansion training spaces that discuss the SDT and its potential as a pedagogical tool. In the second stage of the research, we propose and carry out training meetings for collective planning on the use of SDT with teachers participating in a SDT reading group. In the meetings, we contemplate from knowledge about SDT (sources, characteristics), SDT mapping, planning the use of SDT for Science Teaching and socialization of the activity carried out in the classroom. The meetings were held online by a virtual meeting platform and through the same platform the meetings were recorded and later transcribed. With the empirical material of the second meeting referring to the mapping movement and its socialization, we contemplate the second specific objective, which consists of understanding which knowledge of teachers of Natural Sciences area is shown during a formative process of SDT mapping, and In the light of DTA we gained a new understanding of the observed phenomena. This understanding discussed in our metatext points out that the teacher's choices are characterized as knowledge for teaching. Since the choices range from the pedagogical instrument, the teacher's position and the content to be addressed. In addition, the promoted interactions demonstrated the potential and challenge of planning a SDT reading strategy for use in the classroom. In our third chapter, we seek to understand the knowledge mobilized in planning about the use of SDT in Science Teaching. Under the light of SDT, we came to the understanding that the collective planning movement mobilizes teaching knowledge and this interaction showed us the final category: Pedagogical Content Knowledge. In this way, we answer the question that guided our research: What is this that is shown about the use of SDT as a pedagogical tool in Science Teaching for a collective of teachers?
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino
Ciência
Divulgação científica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6881
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS FILHO.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.