Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6883
Tipo: Monografia
Título: Rio Uruguai como signo ideológico: a vida sobre suas águas
Autor(es): Santos, Lindalva Siqueira dos
Primeiro Orientador: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Primeiro membro da banca: Schneiders, Caroline Mallmann
Segundo membro da banca: Rossato, Luis Carlos
Resumo: O presente trabalho versa sobre uma análise crítica a partir do roteiro do filme Contrabando, com o objetivo de compreender os signos ideológicos que envolvem suas particularidades, especialmente, o Rio Uruguai. O filme em evidência traz uma narrativa de uma história que constitui verdadeiro fato social na região fronteiriça da Argentina e que faz o Rio Uruguai muito mais do que um simples Rio, divisa entre Brasil e Argentina. Para essas populações o Rio tem um significado maior. Primeiro, ao invés de dividir os dois países, no seu significado simples, para o homem fronteiriço, ele une ambos os territórios, fazendo deles, embora todos os desafios que se enfrenta, sua casa, seu território. Assim, analisando esses significados existentes, sob o enfoque das teorias bakhtinianas do discurso, vê-se na realidade que o rio Uruguai assume, para o homem das suas margens, uma personificação, tornando-se o amigo que o alimenta, que produz sonhos fascinantes, que o atrai e que o incentiva a prosseguir a luta nos seus braços, uma entidade antiga, uma força selvagem, sobretudo de apego e de paixão que o induz à sequência na atividade envolvente do Rio. Enfim, o Rio assume um papel que vitaliza e acalora a vida daquele que à sua margem vive, tornando-se para ele um lar, uma parte de sua vida.
Abstract/Resumen: El presente trabajo versa sobre un análisis crítico a partir del guión de la película Contrabando, con el objetivo de comprender los signos ideológicos que envuelven sus particularidades, especialmente, el Río Uruguay. La película en evidencia trae una narrativa de una historia que constituye verdadero hecho social en la región fronteriza de Argentina y que hace el Río Uruguay mucho más que un simple Río, límite entre Brasil y Argentina. Para estas poblaciones el río tiene un significado mayor. Primero, en lugar de dividir los dos países, en su significado simple, para el hombre fronterizo, él une ambos territorios, haciendo de ellos, aunque todos los desafíos que se enfrentan, su casa, su territorio. Así, analizando esos significados existentes, bajo el enfoque de las teorías bakhtinianas del discurso, se ve en la realidad que el Río Uruguay asume, para el hombre de sus márgenes, una personificación, convirtiéndose en el amigo que lo alimenta, que produce sueños fascinantes, que lo atrae y que lo anima a proseguir la lucha en sus brazos, una entidad antigua, una fuerza salvaje, sobre todo de apego y de pasión que lo induce a la secuencia en la actividad envolvente de Río. En fin, el Río asume un papel que vitaliza y acalora la vida de aquel que a su orilla vive, haciendo para él un hogar, una parte de su vida.
Palavras-chave: Signo linguístico
Rio Uruguai
Filme
Contrabando
Análise do discurso
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6883
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf304,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.