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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6888
Tipo: | Monografia |
Título: | A representatividade da criança negra nos livros de literatura infantil brasileira: uma análise do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Juscélia Barbosa da |
Primeiro Orientador: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
Primeiro membro da banca: | Araujo, Patricia Martins de |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Roberto Carlos |
Resumo: | A literatura, enquanto manifestação artística, reflete a sociedade que a engendra. Nos livros, oriundos de uma sociedade enraizada no racismo e comprometida com a supressão da cultura negra, percebe-se a ausência de personagens negros desvinculados dos estereótipos de privação social. No entanto, com o avanço legislativo, especialmente por meio da promulgação da Lei nº 10.639, em 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade da abordagem da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar, emerge a demanda por obras que englobem a cultura negra, inserindo-a de forma protagonista em suas narrativas, desassociadas das amarras da desigualdade social e da escravidão. O presente estudo tem como objetivo analisar, tanto quantitativa quanto qualitativamente, o protagonismo de personagens negros infantis nos livros de literatura infantil distribuídos na última edição do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), voltados à pré-escola. Nessa perspectiva, busca-se investigar o cumprimento da lei pelo próprio órgão responsável pela sua criação, o Governo Federal. Para tanto, serão empregadas metodologias de pesquisa de cunho bibliográfico e documental. A análise contemplou documentos legislativos, dados disponibilizados pelo PNBE e foram estudados autores como Dadie (2013), Gouvêa (2005), Farias (2018) e Zilberman (1998) para embasar teoricamente o estudo. Os resultados obtidos apontaram para uma representação quase inexistente da criança negra nesses acervos, evidenciando a necessidade de mobilização para a inclusão de livros capazes de gerar identificação nas crianças negras, bem como a implementação de novas políticas públicas que garantam a distribuição de livros advindos de uma curadoria consciente em todas as escolas do país. |
Abstract/Resumen: | The literature, as an artistic manifestation, reflects the society that engenders it. In books originating from a society rooted in racism and committed to suppressing black culture, one can observe the absence of black characters detached from social deprivation stereotypes. However, with legislative progress, especially through the enactment of Law No. 10.639 on January 9, 2003, which establishes the mandatory inclusion of "History and Afro-Brazilian Culture" in the school curriculum, there emerges a demand for works that encompass black culture, portraying it as protagonists in their narratives, disassociated from the shackles of social inequality and slavery. The present study aims to analyze, both quantitatively and qualitatively, the prominence of black children's characters in children's literature books distributed in the latest edition of the National School Library Program (PNBE), targeting preschool education. From this perspective, the investigation seeks to assess the compliance of the law by the very institution responsible for its creation, the Federal Government. To achieve this, bibliographic research methodologies will be employed. The analysis included legislative documents, data made available by PNBE, and the study of authors such as Dadie (2013), Gouvêa (2005), Farias (2018), and Zilberman (1998) to provide theoretical support to the study. The obtained results pointed to an almost non-existent representation of black children in these collections, highlighting the need for mobilization to include books capable of fostering identification among black children. Moreover, there's a call for the implementation of new public policies that ensure the distribution of books curated with consciousness in all schools across the country. |
Palavras-chave: | Criança negra Literatura Infantil PNBE Pré-escola |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6888 |
Data do documento: | Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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