Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6892
Tipo: Dissertação
Título: A avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências: um processo constitutivo do currículo escolar
Autor(es): Schardong, Ilse Maria Dahmer
Primeiro Orientador: Rigo, Neusete Machado
Primeiro membro da banca: Maceno, Nicole Glock
Segundo membro da banca: Uhmann, Rosângela Inês Matos
Resumo: Essa pesquisa aborda a avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências (EC), reconhecendo-a como um processo que integra o ensino e a aprendizagem e que constitui o currículo escolar. A problemática deste estudo parte do pressuposto de que as práticas avaliativas se sustentam em concepções de avaliação, e, geralmente, são vivenciadas sob uma perspectiva classificatória, comprometendo a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, que envolveu pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas realizadas com professoras que atuam no EC numa escola pública. Tem como objetivo geral reconhecer as concepções sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos professores que trabalham como o EC, no ensino fundamental e médio de uma escola pública, para analisar como estas contribuem na construção do currículo escolar. A investigação foi guiada pela seguinte questão norteadora: quais são as concepções de avaliação dos professores que atuam no EC desenvolvidas no processo de ensino e de aprendizagem e que estão contribuindo na construção do currículo escolar? Partindo da problemática e objetivo geral, a pesquisa subdividiu-se em objetivos específicos, desenvolvidos respectivamente em três artigos: o primeiro, corresponde a uma revisão bibliográfica com um especial interesse em levantar as principais discussões que estão perpassando o Ensino de Ciências sobre a avaliação da aprendizagem; o segundo, corresponde a uma pesquisa bibliográfica em aportes teóricos que discutem conceitos fundantes sobre a avaliação escolar, que debatem a avaliação no currículo escolar como eixo norteador da formação do sujeito; o terceiro, desenvolve um estudo de caso, com o objetivo de investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores para refletir como elas podem constituir o currículo escolar. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de conteúdo, que indicou categorias analíticas para serem discutidas nos respectivos artigos. Os resultados da pesquisa indicam que as concepções de avaliação da aprendizagem das professoras podem ser compreendidas com fins de verificação da aprendizagem e também como acompanhamento do desenvolvimento do aluno. Essas concepções não se apresentam de forma única, tampouco plena, pois as professoras transitam entre ambas. Nesse sentido, as concepções, ao se tornarem práticas avaliativas estão contribuindo para a formação de um currículo escolar que contribui para a formação de um tipo de aluno, seja aquele que busca resultados, seja aquele que caminha para assumir protagonismo no processo de construção do conhecimento.
Abstract/Resumen: This research approaches the evaluation of learning in Science Teaching (ST), recognizing it as a process that integrates teaching and learning and constitutes the school curriculum. The problematic of this study assumes that the evaluative practices are based on conceptions of evaluation, and generally are experienced under a classificatory perspective, compromising the autonomy of students in the learning process. This is qualitative research, a case study, which involved bibliographic and documental research and interviews with teachers who work in the CE in a public school. Its general objective is to recognize the conceptions about the learning evaluation process of teachers who work as the CE, in elementary and high school in a public school, to analyze how these contribute to the construction of the school curriculum. The research was guided by the following guiding question: what are the conceptions of evaluation of teachers who work as CE developed in the teaching and learning process and that are contributing to the construction of the school curriculum? Based on the general problem and objective, the research was divided into specific objectives, developed respectively in three articles: The first one corresponds to a literature review with a special interest in raising the main discussions that are going through Science Teaching about learning evaluation; the second one corresponds to a bibliographic research in theoretical contributions that discuss fundamental concepts about school evaluation, which debate the evaluation in the school curriculum as a guiding axis of the subject's formation; the third one develops a case study, with the objective of investigating the teachers' conceptions of learning evaluation to reflect how they can constitute the school curriculum. For the data analysis it was used the Content Analysis, which indicated analytical categories to be discussed in the respective articles. The results of the research indicate that the conceptions of learning assessment of female teachers can be understood with the purpose of verification of learning and also as monitoring the development of the student. These conceptions are not unique, nor are they complete, because the teachers move between both. In this sense, the conceptions, when they become evaluation practices are contributing to the formation of a school curriculum that contributes to the formation of a type of student, either the one who seeks results or the one who walks to assume the leading role in the process of knowledge construction.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Currículo
Ensino
Ciência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6892
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHARDONG.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.