Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6893
Tipo: Dissertação
Título: Relação currículo e o livro didático no contexto da área de Ensino de Ciências
Autor(es): Nilles, Jéssica Hensing
Primeiro Orientador: Leite, Fabiane de Andrade
Primeiro membro da banca: Zanon, Lenir Basso
Segundo membro da banca: Hermel, Erica do Espírito Santo
Resumo: A presente dissertação está inserida no campo de estudos do currículo no ensino de Ciências, com atenção para a Educação Básica (EB). Tem como objetivo compreender discursos curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) a partir dos conhecimentos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Livros Didáticos (LD). Destaca-se no estudo a preocupação acerca do impacto das reformulações curriculares propostas para a Educação Básica, que ao longo dos últimos vinte anos têm sido realizados com foco em qualificar os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Por conta disso, a investigação por ora definida, emerge do particular interesse em propor discussões acerca das alterações propostas a partir da BNCC nos LD da área de Ciências. O estudo é relevante ao contexto educacional brasileiro ao contribuir no entendimento do processo de interpretação a que são submetidos os documentos curriculares e expressas nos discursos dos professores. Especialmente, por ocorrer em contexto escolar e em um momento em que as escolas estão discutindo os movimentos curriculares com a chegada da BNCC às escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfica, documental e com entrevistas realizadas aos professores que atuam em uma escola pública da região das Missões/RS. Como questão norteadora tem-se: Que compreensões são expressas, no contexto da área de Ciências da Natureza, acerca da relação currículo e LD? Para tanto, no primeiro capítulo realizou-se a revisão de literatura em trabalhos acadêmicos brasileiros disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em que buscou-se selecionar os trabalhos que tratavam da temática do LD de Ciências no processo da atual recontextualização da BNCC e EB brasileira, para a realização da busca utilizamos como descritores: “Base Nacional Comum; Livro Didático; Ensino Ciências”. O processo de análise de conteúdo possibilitou identificar três interfaces: o cenário, a natureza e o enfoque das pesquisas. Na sequência, construímos um ensaio teórico em que apresentamos o LD como objeto integrante do currículo escolar brasileiro, discorremos sobre as alterações realizadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) após a BNCC, e assim, discutimos as proposições da BNCC para a área de CNT e as alterações do LD do PNLD de 2021, e para complementar a discussão, apresentamos falas de professores entrevistados da EB. Realizamos, ainda, um estudo documental, que contém, também falas de professores da EB entrevistados, em que buscamos identificar as concepções de Ciência e construção do conhecimento científico, por meio dos LD, do PNLD de 2021, escolhidos por professores de uma escola pública localizada na região das Missões -RS. Por meio do estudo foram identificadas compreensões que versam acerca da dependência histórica do LD da área de Ciências no processo de construção curricular na EB. Destacamos assim, a importância deste estudo para ampliarmos entendimentos acerca de como os conhecimentos científicos da área de CNT estão sendo apresentados nos documentos curriculares, BNCC e LD, e quais as compreensões dos professores que atuam na EB, desse modo, acreditamos que poderá contribuir para ampliar os conhecimentos e entendimentos no contexto da área de Educação e também nos contextos da formação e da prática dos professores do quê e porquê ensinar tais conteúdos, tornando sujeitos reflexivos de suas práticas.
Abstract/Resumen: The present dissertation is inserted in the field of curriculum studies in Science teaching, with attention to Basic Education (BE). It aims to understand curricular discourses in the area of Natural Sciences and its Technologies (CNT) based on the knowledge proposed in the National Common Curricular Base (BNCC) and in Textbooks (LD). The concern about the impact of proposed curriculum reformulations for Basic Education stands out in the study, which over the last twenty years have been carried out with a focus on qualifying the teaching and learning processes in the classroom. Because of this, the investigation defined for now, emerges from the particular interest in proposing discussions about the changes proposed from the BNCC in the textbooks in the Science area. The study is relevant to the Brazilian educational context as it contributes to the understanding of the interpretation process to which curriculum documents are submitted and expressed in teachers' speeches. Especially, because it takes place in a school context and at a time when schools are discussing curricular movements with the arrival of the BNCC in schools. This is a qualitative research of a bibliographical and documental nature, with interviews carried out with teachers who work in a public school in the region of Missões/RS. The guiding question is: What understandings are expressed, in the context of the Natural Sciences area, about the relationship between curriculum and textbooks? To this end, in the first chapter, a literature review was carried out on Brazilian academic works available electronically in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in which we sought to select the works that dealt with the theme of Science LD in the process of the current recontextualization of the Brazilian BNCC and EB, to carry out the search we used the following descriptors: “Common National Base; Textbook; I teach Science”. The content analysis process made it possible to identify three interfaces: the scenario, nature and focus of research. Next, we construct a theoretical essay in which we present Textbook as an integral object of the Brazilian school curriculum, we discuss the changes made to the National Textbook Program (PNLD) after the BNCC, and thus, we discuss the BNCC propositions for the area of CNT and the amendments to the 2021 PNLD LD, and to complement the discussion, we present statements from interviewed EB teachers. We also carried out a documental study, which also contains the speeches of interviewed EB teachers, in which we sought to identify the conceptions of Science and the construction of scientific knowledge, through the LD, of the 2021 PNLD, chosen by teachers of a public school located in the region of Missões-RS. Through the study, understandings were identified that deal with the historical dependence ofthe Textbook in the Science area in the process of curricular construction in EB. Thus, we highlight the importance of this study to expand understandings about how scientific knowledge in the area of CNT is being presented in curricular documents, BNCC and LD, and what are the understandings of teachers who work in EB, in this way, we believe that it can contribute to expand knowledge and understanding in the context of the Education area and also in the context of teacher training and practice of what and why to teach such content, making subjects reflective of their practices.
Palavras-chave: Currículo
Livro didático
Ensino
Ciência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6893
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NILLES.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.