Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6911
Tipo: Dissertação
Título: Bebidas alcoólicas e educação CTS: desafios e contribuições para a formação continuada de professores de Ciências
Autor(es): Welke, Morgana
Primeiro Orientador: München, Sinara
Primeiro membro da banca: Santos, Eliane Gonçalves dos
Segundo membro da banca: Calixto, Vivian dos Santos
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender as possibilidades e desafios da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na formação de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) durante o desenvolvimento de um processo de Formação Continuada (FC). A presente dissertação é dividida em duas partes, que comportam ao todo três artigos. Toda a pesquisa foi delineada a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo os princípios de análise de conteúdo proposta por Bardin, utilizando categorias emergentes. O primeiro artigo teve por objetivo compreender como estão ocorrendo os processos de FC de professores de CNT vinculados à Educação CTS. A pesquisa parte de um levantamento bibliográfico, no qual foram identificadas as contribuições dos processos de FC em que os participantes estavam envolvidos. Os resultados da pesquisa compõem três categorias: 1) Evolução das concepções sobre Educação CTS; 2) Integração e coletividade e 3) Reflexão acerca da própria prática. Já a segunda parte do estudo, contempla os dois outros artigos, voltados para o desenvolvimento e a análise de um processo de FC, com quatro professores da área de CNT, atuantes em uma escola da rede estadual de ensino de um município da região noroeste do Rio Grande do Sul. O processo formativo ocorreu em 6 encontros, nas dependências da escola, durante o primeiro semestre do ano de 2022. Nesse contexto, o segundo artigo teve o objetivo de compreender o perfil docente dos participantes dos encontros de FC, bem como apresentar um levantamento das percepções iniciais dos mesmos acerca das interações entre CTS. O material empírico da pesquisa foi constituído com auxílio de um questionário e a análise deste permitiu discussões a respeito de duas categorias: 1) A prática pedagógica como professor de Ciências e o planejamento das aulas e 2) O ensino de Ciências a partir de temas e as relações entre CTS. Por fim, o último artigo, que teve o objetivo de identificar e analisar as contribuições e desafios do processo de FC realizado. A constituição do material empírico se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com os participantes da formação. A partir da análise do material, foram discutidas duas categorias: 1) O espaço de formação coletiva e suas contribuições na compreensão e desenvolvimento de um tema sob a Educação CTS e 2) As Limitações e desafios ao desenvolver um tema sob a Educação CTS em um processo de formação continuada. Conclui-se que todos os movimentos investigativos realizados nesse estudo apontaram para a importância da ampliação e do acompanhamento de práticas de formação para a Educação CTS, tanto em contexto de formação docente continuada, como em outros cenários escolares. Além disso, revelou-se que os processos de FC na perspectiva da Educação CTS proporcionam possibilidades para discussões e reflexões na área de CNT, bem como contribuem para sua expansão. Em síntese, a pesquisa enfatiza que é preciso contextualizar a atual situação do sistema educacional brasileiro, as condições de trabalho e a formação do professor para que se possa atingir a efetiva implementação da Educação CTS no Brasil.
Abstract/Resumen: This study aims to understand the possibilities and challenges of STS Education (Science, Technology and Society) in the training of Natural Science and Technology (NST) teachers during the development of a Continuing Education (CE) process. This dissertation is divided into two parts, which comprise a total of three articles. The entire research was designed from a qualitative approach, following the principles of content analysis proposed by Bardin, using emergent categories. The first article aimed to understand how the CE processes of NST teachers linked to STS Education are taking place. The research starts from a bibliographic survey, in which the contributions of the CE processes in which the participants were involved were identified. The research results integrate three categories: 1) Evolution of conceptions about STS Education; 2) Integration and collectivity and 3) Reflection on the practice itself. The second part of the study, on the other hand, contemplates the two other articles, focused on the development and analysis of a CE process, with four teachers from the NST area, working in a school of the state education network of a municipality in the northwest region of the Rio Grande do Sul. The training process took place in 6 meetings, on the school premises, during the first half of 2022. In this context, the second article aimed to understand the teaching profile of the participants in the CE meetings, as well as to present a survey of their initial perceptions about the interactions between STS. The empirical material of the research was constituted with the aid of a questionnaire and its analysis allowed discussions about two categories: 1) The pedagogical practice as a Science teacher and the planning of classes and 2) The teaching of Science from themes and the relationships between STS. Finally, the last article, which aimed to identify and analyze the contributions and challenges of the CE process carried out. The constitution of the empirical material took place through a semi-structured interview with the training participants. Based on the analysis of the material, two categories were discussed: 1) The collective training space and its contributions to the understanding and development of a theme under STS Education and 2) The Limitations and challenges when developing a theme under STS Education in a process of continuing education. It is concluded that all investigative movements carried out in this study pointed to the importance of expanding and monitoring training practices for STS Education, both in the context of continuing teacher training and in other school settings. In addition, it was revealed that the CF processes from the perspective of STS Education provide possibilities for discussions and reflections in the area of NST, as well as contributing to its expansion. In summary, the research emphasizes that it is necessary to contextualize the current situation of the Brazilian educational system, working conditions and teacher training in order to achieve the effective implementation of STS Education in Brazil.
Palavras-chave: Ensino
Prática de ensino
Formação de professores
Formação continuada do professor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6911
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELKE.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.