Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6944
Type: Monografia
Title: Planejar nos anos iniciais e as interferências externas: considerações sobre a revista Nova Escola
Author: Leiser, Vanesa Luana
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
metadata.dc.contributor.referee1: Bukowski, Chaiane
metadata.dc.contributor.referee2: Sfredo, Marta Luiza
Resume: A presente pesquisa, intitulada “Planejar nos anos iniciais e as interferências externas: considerações sobre a Revista Nova Escola” teve por objetivo refletir e analisar mecanismos externos, como a Revista Nova Escola, que apresentam soluções de planejamento para os professores dos anos iniciais. Desse modo, procuramos compreender a concepção de planejamento para diferentes autores e a partir disso, entender de que maneira a referida revista pensa o planejamento e ainda, se esses mecanismos interferem, ou não, no planejamento do professor. A pesquisa foi realizada com uma metodologia qualitativa, utilizando a abordagem documental e bibliográfica, assim, buscando referenciais para esse trabalho, utilizamos estudos de autores que abordam as questões de planejamento e trabalho docente, como Freire (1996), Zabala (1998), Vasconcellos (2002) Menegolla e Sant‟Anna (2010), Tozetto (2010), Tardif e Lessard (2011) e análises do conteúdo digital da revista. Considera-se a partir da pesquisa, que os planejamentos prontos se mostram como alternativas para otimizar o tempo de trabalho do professor, anunciando que alguém pode pensar as aulas por ele, restando para o docente apenas seguir a receita que lhe foi sugerida. Assim, através das leituras, pesquisas e comparação de ideias, resulta o entendimento de que mesmo tendo disponíveis essas alternativas e interferências para o planejamento dos professores dos anos iniciais, nada contempla mais a aprendizagem das crianças do que a escuta atenta dos professores para os interesses das crianças e um planejamento conjunto, flexível, acolhedor, integrador, com sentido e significado.
Abstract: The present research, entitled “plan in the early years and external interference: Considerations about the magazine Nova Escola” had as objective reflect and analyze external mechanisms, like New School Magazine, which Present planning solutions for elementary school teachers. In this way, we try to understand the conception of planning for different authors and from that, understand how the referred magazine thinks about planning, and still, whether these mechanisms interfere, or not, in the teacher's planning. The research was carried out with a qualitative methodology, using the documentary and bibliographical approach, like this, seeking references for this work, we used the studies of authors that address issues of planning and teaching work, as Freire (1996), Zabala (1998), Vasconcellos (2002) Menegolla and Sant‟Anna (2010), Tozetto (2010), Tardif and Lessard (2011) and analyzes of the magazine's digital content. It is considered from the research that ready-made plans are shown as alternatives to optimize the teacher's working time, announcing that someone can think of classes for him, leaving it to the teacher to just follow the recipe that was suggested to him. Thus, through the readings, research and comparison of ideas, results in the understanding that even having available these alternatives and interferences for the planning of teachers in the early years, nothing contemplates children's learning more than the attentive listening of teachers for the interests of the children and joint planning, flexible, welcoming, integrating, with sense and meaning.
Keywords: Planejamento docente
Interferências externas
Anos iniciais
Revista Nova Escola
Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6944
Issue Date: Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEISER.pdf703.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.