Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6945
Type: Monografia
Título : Crianças, tecnologias digitais e metodologias criativas: uma análise do programa mind makers
Author: Confortin, Luana Rotta
First advisor: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Anna Luiza Verdi
Resume: Esta pesquisa propõe a análise do programa Mind Makers, o qual se consolida pela abordagem criativa através de disciplinas no contexto da aprendizagem escolar das crianças. O principal objetivo da pesquisa é diferenciar as conexões estabelecidas entre as tecnologias digitais e a abordagem criativa na educação, relacionando o programa às concepções de tecnologia na infância. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, selecionando autores que abordam essa temática, como: Ariès (1981), Buckingham (2000), Sarmento (2005), Vigotski (2009), Brackmann (2017), Valente (2019) e Resnick (2020), além de documentos norteadores da educação, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998). Para agregar à fundamentação teórica, foi realizada uma análise documental do programa Mind Makers, através da Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2016). As categorias estabelecidas para análise foram: “Desenvolvimento na Educação Infantil e nos Anos Iniciais”, “Os recursos físicos e tecnológicos”, “As principais funcionalidades da plataforma” e “Roboland: o jogo de comandos”. As conclusões da pesquisa apontam que o programa possui continuidade nas propostas direcionadas aos diferentes contextos, além de propor metodologias ativas no desenvolvimento de propostas pedagógicas, priorizando as crianças como principais protagonistas do processo de aprendizagem. Em diferentes contextos, são perceptíveis as abordagens criativas como impulsionadoras do trabalho docente, além do programa disponibilizar diferentes recursos atrativos aos diferentes níveis de ensino. A análise deixa questionamentos no que se refere à preparação das crianças para um futuro mercado de trabalho, através das disciplinas ofertadas pelo programa. Para além de abordagens tecnológicas, devemos oportunizar às crianças espaços para explorações, imaginação e criação.
Resumen : This research proposes an analysis of the Mind Makers program, which is consolidated by the creative approach through disciplines in the context of the children’s scholar learning. The main purpose of the research is to differentiate the connections established between digital technologies and the creative approach in education, relating the program to the conceptions of technology in childhood. In this regard, a qualitative bibliographical research was carried out, selecting authors that address this thematic, such as: Ariès (1981), Buckingham (2000), Sarmento (2005), Vigotski (2009), Brackmann (2017), Valente (2019) and Resnick (2020), in addition to educational guiding documents, such as the National Curricular Common Base – BNCC (2017) and the National Curricular Reference for Early Childhood Education – RCNEI (1998). In order to add the theoretical foundation, a documentary analysis of the Mind Makers was executed through the Content Analysis (AC), by Bardin (2016). The established categories for analysis were: “Development in Early Childhood Education and Early Years”, “The physical and technological resources”, “The main functionalities of the platform” and “Roboland: the command game”. The research conclusions indicate that the program has continuity in proposals directed to different contexts, as well as proposing active methodologies in the development of pedagogical proposes, prioritizing children as the main protagonists of the learning process. In different contexts, creative approaches are perceptible as boosters of teaching work, besides this, the program provides different attractive resources for different levels of education. The analysis raises questions regarding the preparation of children for a future job market, through the disciplines offered by the program. In addition to technological approaches, we must provide children with spaces for exploration, imagination and creation.
Palabras clave : Infância
Tecnologias Digitais
Aprendizagem Criativa
Programa Mind Makers
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6945
Fecha de publicación : jul-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CONFORTIN.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.