Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6952
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem estatística no 5º ano a partir de um estudo de aula
Autor(es): Both, Tainá
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Resumo: O Lesson Study, estudo de aula como ficou conhecido no Brasil, tem origem no Japão, final no século XIX e início o século XX. É uma abordagem de desenvolvimento profissional centrada na prática do professor com foco na aprendizagem dos alunos e também na aprendizagem dos próprios professores. De colaborativa e reflexiva, o estudo de aula contribui para o desenvolvimento profissional docente potencializando a aprendizagem dos alunos. Para fundamentar as discussões nos apoiamos em (Lewis, 2002; 2016), Ponte et al. (2014; 2016), Richit (2022), Richit, Ponte e Tomkelski (2020), Baldin (2021, 2012). Considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos em Matemática, especificamente na análise e interpretação de gráficos, esse trabalho tem o objetivo de evidenciar e discutir a aprendizagem estatística dos alunos do 5º ano a partir da realização de um estudo de aula. Abrantes, Serrazina e Oliveira (1999), D’Ambrosio (1989), Campos e Perin (2020) e Lopes (2008) são suporte para a discussão sobre a aprendizagem estatística. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida no contexto de um estudo de aula envolvendo quatro professores, sendo dois professores dos anos iniciais e dois professores de matemática dos anos finais. O estudo de aula, estruturado em dez encontros semanais presenciais, de 1h30mim cada, foi realizado na Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert, localizada na cidade de Pinhalzinho/SC, nos meses de setembro a dezembro de 2022. O material empírico da investigação constitui-se das transcrições das gravações, o roteiro de observação e as fichas de trabalho dos alunos. A coleta destes dados ocorreu a partir da observação participante, das gravações dos encontros, da tarefa realizada pelos alunos e da entrevista realizada com os professores. A análise será por meio da triangulação com o suporte de Denzin e Lincoln (2000) e Bogdan e Biklen (1994). As categorias encontradas foram: compreensão do enunciado da tarefa, representação tabular e a transcrição dos dados para o gráfico e, interpretação do gráfico. A compreensão do enunciado é um dos pontos essenciais para o desenvolvimento da tarefa, e ele precisa ser elaborado de forma clara e objetiva. A representação tabular e a construção do gráfico permite que os alunos reflitam sobre a melhor maneira de representar os dados e mobilizem conhecimentos específicos como títulos, eixos, escala e fonte. A interpretação do gráfico desafia os alunos a buscar informações no enunciado, na representação tabular e no gráfico, evidenciando conceitos estatísticos já mobilizados. A partir da discussão destas categorias foram evidenciadas as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos como as competências de literacia, raciocínio e pensamento estatístico, e elementos do gráfico: eixos, escala, títulos, fonte. O estudo de aula e a tarefa da aula de investigação proporcionaram aos alunos, a discussão, em grupos, do enunciado (literacia estatística), de estratégias para a resolução e as formas de representação dos dados (raciocínio estatístico), a construção da tabela e do gráfico (eixos, títulos, escala e fonte) e, a interpretação do gráfico (pensamento estatístico). Portanto, o estudo de aula é uma grande possibilidade para o desenvolvimento da aprendizagem de elementos e conceitos estatísticos, e pela sua dinâmica contribui para o desenvolvimento profissional dos professores, minimizando possíveis inseguranças e dificuldades deste tópico curricular.
Abstract/Resumen: The Lesson Study, or estudo de aula as it became known in Brazil, originated in Japan, late nineteenth and early twentieth century. It is a professional development approach centered on teacher practice with a focus on student learning and also on the learning of the teachers themselves. Collaborative and reflective, the lesson study contributes to the professional development of teachers by enhancing student learning. To substantiate the discussions we rely on (Lewis, 2002; 2016), Ponte et al. (2014; 2016), Richit (2020; 2022; 2023), Richit, Ponte and Tomkelski (2020), Baldin (2021, 2012). Considering the difficulties presented by students in Mathematics, specifically in the analysis and interpretation of graphs, this work aims to evidence and discuss the statistical learning of 5th grade students from the realization of a lesson study. Abrantes, Serrazina and Oliveira (1999), D’Ambrosio (1989), Campos and Perin (2020) and Lopes (2008) are support for the discussion about statistical learning. The research, of a qualitative nature, was developed in the context of a lesson study involving four teachers, two teachers of the initial years and two teachers of mathematics of the final years. The lesson study, structured in ten weekly face-to-face meetings, of 1h30 each, was held at the José Marcolino Eckert School of Basic Education, located in the city of Pinhalzinho, Santa Catarina, in the months of September to December 2022. The empirical material of the research consists of the transcripts of the recordings, the observation script and the students’ worksheets. The date collection occurred from the participant observation, the audio recordings of the meetings, the task performed by the students and the interview conducted with the teachers. The analysis will be through triangulation with the support of Denzin and Lincoln (2000) and Bogdan and Biklen (1994). The categories found were: comprehension of the task statement, tabular representation and transcription of the data for the graph and, interpretation of the graph. The understanding of the statement is one of the essential points for the development of the task, and it needs to be elaborated in a clear and objective way. The tabular representation and graph construction allows students to reflect on the best way to represent the data and mobilize specific knowledge such as titles, axes, scale, and source. The interpretation of the graph challenges the students to seek information in the statement, in the tabular representation and in the graph, evidencing statistical concepts already mobilized. From the discussion of these categories were evidenced the learning developed by the students as the skills of literacy, reasoning and statistical thinking, and elements of the graph: axes, scale, titles, source. The lesson study and the exploratory task provided the students with the discussion, in groups, of the statement (statistical literacy), of strategies for the resolution and forms of representation of the data (statistical reasoning), the construction of the table and the graph (axes, titles, scale and source) and, the interpretation of the graph (statistical thinking). Therefore, the lesson study is a great possibility for the development of learning of Statistical elements and concepts, and by its dynamics contributes to the professional development of teachers, minimizing possible insecurities and difficulties of this curricular topic.
Palavras-chave: Educação infantil
Matemática
Ensino e aprendizagem
Estatística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6952
Data do documento: 11-Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOTH.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.