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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Petry, Vitor José-
dc.contributor.referee1Parolin, Radael de Souza-
dc.contributor.referee2Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.creatorBrancher, Fernando Augusto-
dc.date2023-08-16-
dc.date.accessioned2023-10-02T18:52:05Z-
dc.date.available2023-09-08-
dc.date.available2023-10-02T18:52:05Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6973-
dc.description.abstractThe year 2022 marks a significant stage for High School in Brazil, the national implementation of the New High School (Novo Ensino Médio - NEM). According to the Ministry of Education, this educational reform aims to offer quality education capable of meeting the growing demands of the modern world, inaugurating a new era for High School. NEM brings several changes, including the increase in the annual workload and the introduction of a new curriculum structure. Now, the curriculum is made up of two elements: Basic General Training, which is standardized for all students, and Training Itineraries, which offer students more flexibility. This dissertation is centered on proposing an approach to one of the Elective Curricular Components (CCE), disciplines that are part of the Formative Itineraries. Initially tracing an overview of the implementation and restructuring of the NEM in the state of Santa Catarina, this work also presents a review of the literature on mathematical modeling, and on Vygotsky's sociocultural theory. Based on these theories, a pedagogical alternative is presented to approach and teach the concepts and steps of mathematical modeling in the CCE of Applied Mathematics. To illustrate the proposed approach and explore some of its possibilities and potential, a pedagogical imagination exercise was developed, which is accompanied by activities, texts, videos and an example of a mathematical model that could be developed with the students. In the conclusion, the contributions of the work are highlighted by creating a very detailed pedagogical roadmap, which can serve as a valuable resource for future high school teachers who seek to incorporate mathematical modeling into the CCE of Applied Mathematics or other disciplines and educational environments.pt_BR
dc.description.resumoO ano de 2022 marca uma significativa etapa para o Ensino Médio no Brasil, a implementação nacional do Novo Ensino Médio (NEM). Segundo o Ministério da Educação, essa reforma educacional visa oferecer uma educação de qualidade capaz de atender às crescentes demandas do mundo moderno, inaugurando uma nova era para o Ensino Médio. O NEM traz diversas mudanças, entre elas o aumento da carga horária anual e a introdução de uma nova estrutura curricular. Agora, o currículo é composto por dois elementos: a Formação Geral Básica, que é padronizada para todos os alunos e os Itinerários Formativos, que oferecem mais flexibilidade aos alunos. Essa dissertação está centrada na proposição de uma abordagem para um dos Componentes Curriculares Eletivos (CCE), disciplinas que fazem parte dos Itinerários Formativos. Traçando inicialmente um panorama da implantação e reestruturação do NEM no estado de Santa Catarina, neste trabalho também é apresentada uma revisão da literatura sobre modelagem matemática, e sobre a teoria sociocultural de Vygotsky. Com base nessas teorias, apresenta-se uma alternativa pedagógica para abordar e ensinar os conceitos e etapas da modelagem matemática no CCE de Matemática Aplicada. Para ilustrar a abordagem proposta e explorar algumas de suas possibilidades e potencialidades, foi desenvolvido um exercício de imaginação pedagógica, que vem acompanhado de atividades, textos, vídeos e de um exemplo de um modelo matemático que poderia ser desenvolvido com os estudantes. Nas considerações finais, são destacadas as contribuições do trabalho ao criar um roteiro pedagógico bastante detalhado, que pode servir como um recurso valioso para futuros professores do Ensino Médio que buscam incorporar modelagem matemática ao CCE de Matemática Aplicada ou outras disciplinas e ambientes educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-08T15:59:31Z No. of bitstreams: 1 BRANCHER.pdf: 1792566 bytes, checksum: 45ee4c0ceffb9bead23151de68002467 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-02T18:52:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRANCHER.pdf: 1792566 bytes, checksum: 45ee4c0ceffb9bead23151de68002467 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-02T18:52:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRANCHER.pdf: 1792566 bytes, checksum: 45ee4c0ceffb9bead23151de68002467 (MD5) Previous issue date: 2023-08-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectComponentes Curriculares Eletivospt_BR
dc.titleProposta para um componente curricular eletivo do novo ensino médio: uma abordagem com modelagem matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

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