Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6974
Type: Dissertação
Title: Perspectiva est(ética) na apresentação do referencial curricular gaúcho
Author: Schmith, Roberta
First advisor: Andreis, Adriana Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Petry, Oto João
metadata.dc.contributor.referee2: Battestin, Cláudia
Resume: A presente pesquisa está inserida na linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó- SC. A temática investigada envolve o estudo da parte introdutória do documento Referencial Curricular Gaúcho (RCG), que apresenta noções estruturantes do conjunto normativo da educação do estado do Rio Grande do Sul e que serve como abertura para as orientações específicas de cada área do conhecimento. Compreende a problemática que envolve a potência dessa regulamentação enquanto indutora do currículo escolar. Essa inquietação é realizada articulando-se com o desafio de imergir no estudo da (est)ética, oferecendo discussões que contribuam à formação humana pautada em princípios éticos. Nesse sentindo, considera a relevância que os documentos de política curricular têm às práxis escolares, bem como os desafios relacionados aos entendimentos das perspectivas implicadas em seus direcionamentos. Nesse contexto, a pergunta de pesquisa é: Como a perspectiva est(ética) está apresentada no texto introdutório do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) enquanto aspecto sinalizador da ética à educação escolar? Nesse caminho, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a perspectiva est(ética) no texto introdutório do RCG, a fim de problematizar aspectos éticos apresentados à educação escolar. Com apoio em pensadores da educação, do campo das políticas educacionais e da linguagem, entre eles Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Roque Moraes e Jefferson Mainardes, a metodologia que ampara a investigação se baseia na hermenêutica dialógica, e sãos utilizados aspectos da Análise Textual Discursiva considerando interfaces com a unitarização, categorização e metatexto para o estudo dos dados textualizados no RCG. O texto da dissertação está organizado em partes: a introdução, apresenta a problemática e a metodologia da pesquisa; o segundo capítulo discute a conceituação de est(ética); o terceiro, traz a contextualização do cenário das políticas educacionais no complexo que resulta nos referenciais curriculares dos Estados do Brasil; e no quarto capítulo realiza a análise dos discursos envolvendo a estética e a ética no documento do RS. Nas considerações finais são apresentadas as conclusões. O estudo mostra que o documento apresenta concepções relacionadas com a explicitação da função da escola, posicionando-a como âmbito situado entre a família e sociedade, e apontando sua importância para aprendizagens de caráter social, ético, cognitivo e afetivo. O conjunto est(ético) resultou na emergência de categorias que destacaram a importância da compreensão da ética na educação, apresentada enquanto constitutiva dos sujeitos e como processo que se realiza em todas as atividades de ensino, destacando a gestão e a avalição, e indicando relações com ideias de respeito, democracia, autonomia e cidadania. Nesse sentido, também foi possível notar aspectos de individualização curricular, imputando à escola a aspectos que indicam uma formação à individualização e competição, articulados com discursos que imputam à escola a incumbência de elaborar estratégias para alcançar metas visando à introdução 9 de uma práxis libertária, e que objetive a inserção do sujeito em contextos de aprendizagem, desenvolvendo pressupostos emancipatórios.
Abstract: Esta investigación forma parte de la línea de Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó-SC. El tema investigado implica el estudio de la parte introductoria del documento Referencial Curricular Gaúcho (RCG), que presenta nociones estructurantes del conjunto normativo de la educación en el estado de Rio Grande do Sul y que sirve de apertura para las orientaciones específicas de cada área de conocimiento. Entiende el problema que envuelve la potencia de esta norma como inductor del currículo escolar. Esta preocupación se realiza articulando con el desafío de sumergirse en el estudio de la ética est(ética), ofreciendo discusiones que contribuyan a la formación humana a partir de principios éticos. En ese sentido, considera la relevancia que tienen los documentos de política curricular en la inducción de la praxis escolar, así como los desafíos relacionados con la comprensión de las perspectivas involucradas en sus direcciones. En este contexto, la pregunta de investigación es: ¿Cómo se presenta la perspectiva est en el texto introductorio de la Referencia Curricular Gaucho (RCG) como un aspecto señalizador de la ética en la educación escolar? De esta forma, el objetivo general de esta investigación es analizar la perspectiva est(ética) en el texto introductorio de la RCG, con el fin de problematizar aspectos éticos presentados a la educación escolar. Con el apoyo de pensadores en educación, en el campo de las políticas educativas y el lenguaje, entre ellos Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Roque Moraes y Jefferson Mainardes, la metodología que sustenta la investigación se basa en la hermenéutica dialógica, y se abordan aspectos del Análisis Discursivo Textual. utilizado considerando interfaces con unitarización, categorización y metatexto para el estudio de datos textualizados en el RCG. El texto de la disertación está organizado en partes: la introducción, presenta el problema y la metodología de la investigación; el segundo capítulo discute el concepto de es(ética); la tercera trae el contexto del escenario de las políticas educativas en el complejo que resulta en los referentes curriculares de los Estados de Brasil; y en el cuarto capítulo analiza los discursos que involucran la estética y la ética en el documento RS. En las consideraciones finales se presentan las conclusiones. El estudio muestra que el documento presenta conceptos relacionados con la explicación del papel de la escuela, posicionándola como un espacio situado entre la familia y la sociedad, y señalando su importancia para los aprendizajes de carácter social, ético, cognitivo y afectivo. El conjunto est(ético) resultó en el surgimiento de categorías que destacaron la importancia de comprender la ética en la educación, presentada como constitutiva de los sujetos y como un proceso que ocurre en todas las actividades de 11 enseñanza, destacando la gestión y la evaluación, e indicando relaciones con ideas de respeto, democracia, autonomía y ciudadanía. En ese sentido, también fue posible notar aspectos de individualización curricular, atribuyendo a la escuela la tarea de elaborar estrategias para alcanzar metas visando la introducción de una praxis libertaria, que tiene como objetivo la inserción del sujeto en contextos de aprendizaje, desarrollando formas emancipatórias suposiciones.
Keywords: Referencial Curricular Gaúcho
Política educacional
Educação
Rio Grande do Sul
Currículo e programas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6974
Issue Date: 24-Aug-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCHIMTH.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.