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Tipo: Dissertação
Título: Participação das crianças: um estudo no contexto da educação infantil
Autor(es): Estreito, Milena Moraes do
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Queila Almeida
Resumo: A presente pesquisa de dissertação, teve sua construção desenvolvida sobre a temática: a participação das crianças, tendo, como título, “Participação das crianças: um estudo no contexto da Educação Infantil”. Tal estudo teve, como problemática: “Como se constitui a participação das crianças a partir de intervenções pedagógicas que respeitem os direitos de participação da criança no planejamento?” Buscou-se, por meio desta pesquisa elencar algumas questões norteadoras como: “O que se entende por infância (s)?; O que dizem os documentos e a legislação brasileira sobre a Educação Infantil?; O que é Participação das crianças?; O que é necessário ao planejamento em que a criança é respeitada em seus direitos de participação?”. Tendo como objetivo geral: Identificar e analisar a constituição da participação das crianças a partir de intervenções pedagógicas que respeitem os direitos e o lugar da criança no planejamento. A partir deste objetivo geral, destacou-se alguns objetivos específicos, sendo eles: (I) Refletir sobre a concepção de infância (s); (II) Contextualizar a Educação Infantil no contexto brasileiro; (III) Conceituar participação infantil e (IV) Compreender de que maneira os espaços, tempos e materiais auxiliam no trabalho pedagógico para participação das crianças. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados, como caminho metodológico, uma abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, estado do conhecimento e a pesquisa de campo envolvendo a pesquisa-ação e observação participante, sendo assim desenvolveu-se a pesquisa, em uma turma de Educação Infantil, mais especificamente, o Maternal, com crianças de três a quatro anos de idade juntamente a professora titular da turma. Por fim, os resultados pertinentes desta pesquisa possibilitam a compreensão que a participação das crianças é um direito disposto a elas e que os professores que atuam com as crianças precisam considera-las como participantes do cotidiano infantil. A escuta sensível, o planejamento centrado na criança e as observações constituem parte fundamental para que participação das crianças aconteça. Também destaca-se que as ações pedagógicas estão entrelaçadas com a participação das crianças mediante ao planejamento e execução dos espaços, tempos e materiais.
Abstract/Resumen: The present dissertation research had its construction developed on the theme: the participation of children, having, as its title, “Children's participation in children's daily life: a study in the context of Early Childhood Education”. This study had, as problematic: “How is the participation of children constituted from pedagogical interventions that respect the rights of participation and the place of the child in the planning?” Through this research, we sought to list some guiding questions such as: “What is meant by childhood(s)?; What do documents and Brazilian legislation say about Early Childhood Education?; What is Child Participation?; What is necessary for planning in which the child is respected in his participation rights?”. With the general objective: To identify and analyze the constitution of children's participation based on pedagogical interventions that respect the rights and place of children in planning. From this general objective, some specific objectives were highlighted, namely: (I) Reflect on the conception of childhood(ies); (II) Contextualize Early Childhood Education in the Brazilian context; (III) Conceptualize child participation and (IV) Understand how spaces, times and materials help in the pedagogical work for children's participation. In order to reach the proposed objective, a qualitative approach was used as a methodological path, with the use of bibliographical research, state of knowledge and field research involving action research and participant observation. kindergarten class, more specifically, kindergarten, with children from three to four years old together with the main teacher of the class. Finally, the relevant results of this research make it possible to understand that children's participation is a right available to them and that teachers who work with children need to consider them as participants in children's daily life. Sensitive listening, child-centered planning, and observation are a fundamental part of making children's participation happen. It is also highlighted that the pedagogical actions are intertwined with the participation of children through the planning and execution of spaces, times and materials.
Palavras-chave: Participação das crianças
Educação Infantil
Escuta sensível
Planejamento investigativo
Ação Pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6981
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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