Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6982
Type: Dissertação
Title: Conhecimento e desenvolvimento profissional de docentes do curso de licenciatura em matemática da UFFS, Campus Chapecó
Author: Bianchet, Silvane
First advisor: Richit, Adriana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Maier, Lidiane Tania Ronsoni
metadata.dc.contributor.referee1: Maier, Lidiane Ronsoni
metadata.dc.contributor.referee2: Sherma, Camila
metadata.dc.contributor.referee3: Cavalcanti, José Dilson Beserra
metadata.dc.contributor.referee4: Lessa, Valéria Espíndola
Resume: Esta pesquisa dedica-se à temática do desenvolvimento profissional de formadores de futuros professores de Matemática, concebendo esse processo como um fenômeno contínuo, pelo qual os professores se desenvolvem pessoal e profissionalmente transcendendo do individual para o coletivo. Considerando-se a relevância desse tema para as discussões sobre formação de professores universitários, estabelecemos o seguinte problema de investigação: quais conhecimentos são movimentados pelo docente de Licenciatura em Matemática e como eles favorecem o desenvolvimento profissional? Para tanto, a investigação envolveu professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul. O objetivo geral consistiu em evidenciar e compreender os conhecimentos profissionais mobilizados pelos professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. A pesquisa apoia-se nos referenciais teóricos sobre conhecimento profissional de professores, preconizados por Lee Shulman, os quais contribuíram para entendermos o desenvolvimento profissional docente e a importância dos conhecimentos profissionais mobilizados na docência. Para nos aproximarmos das pesquisas brasileiras sobre o tema da pesquisa, realizamos uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) adotando o descritor “desenvolvimento profissional de professores formadores de professores de matemática”, por meio da qual identificamos 13 trabalhos com temáticas próximas. Ao analisarmos esses trabalhos, observamos que nenhum estudo sobre nossa temática de pesquisa foi realizado em Instituições de Educação Superior no Estado de Santa Catarina, ressaltando a importância de nossa pesquisa. Metodologicamente, nos filiamos à investigação qualitativa, de natureza exploratória, a qual envolveu a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática, análise do Currículo Lattes dos professores do Curso e questionário de pesquisa. Para análise dos dados, nos baseamos na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, mediante a qual evidenciamos que a docência no referido Curso possibilita aos formadores movimentarem distintos conhecimentos, os quais constituíram as quatro categorias de análise da investigação: conhecimento do contexto educacional e dos alunos e suas caraterísticas; conhecimento curricular; conhecimento do conteúdo; conhecimento didático. A análise aponta, ainda, que os professores formadores do Curso possuem um alto nível de formação nas diversas áreas em que atuam e, ao realizarem a docência, mobilizam distintos conhecimentos profissionais por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o planejamento do ensino, a definição metodológica mais adequada para ensinar, a articulação entre Universidade e comunidade e o cumprimento dos objetivos definido pelo PPC do Curso, colaborando para o seu desenvolvimento profissional docente. A análise evidencia também a importância da UFFS para a Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, bem como as ações afirmativas para o ingresso e a permanência dos estudantes no Ensino Superior, ofertando um currículo diferenciado, assentado num corpo de conhecimento distribuído em três domínios formativos – Comum, Conexo e Específico –, tendo como princípio a flexibilidade curricular e a articulação entre teoria e prática, o que oferece uma formação consistente na área de atuação.
Abstract: This research is dedicated to theme of the professional development of future trainers Mathematics teachers, conceiving this process as a continuous phenomenon, through of which teachers personally and professionally develop, transcending of individual to the collective. Considering the relevance of this topic for discussions on universities professors' training, we established the following investigation problem: what knowledge are used by Mathematics Graduation teachers and how they do it favor to professional development? Therefore, the investigation involved teachers from the Mathematics Degree Course at the Federal University of Fronteira Sul. The general objective consisted of to evidence and understand the professionals knowledge mobilized by the teachers trainners of the Mathematics Degree Course at the Federal University of Fronteira Sul, Chapecó Campus. The research is based on theoretical references about teachers' professional knowledge, recommended by Lee Shulman, to which they contributed to understanding the teachers professional development and the importance of professional knowledge mobilized in teaching. To get us closer to Brazilian researches about the research topic, we conducted a search in the Theses and Dissertations Brazilian Digital Library (BDTD) adopting the descriptor “professional development of trainers teachers of mathematics teachers”, through which we identified 13 academic works with themes nearby. When analyzing these ones works, we observed that no study about our research theme was carried out in Superior Education Institutions in the Santa Catarina State, emphasizing the importance of our research. Methodologically, we affiliate to the qualitative investigation, of an exploratory nature, to which involved the analysis of the Pedagogical Project of the Mathematics Graduation Course, analysis of the Lattes Curriculum of the Course teachers and research questionnaire. For data analysis, we based ourselves on Laurence Bardin's Content Analysis, through to which we evidenced that the teaching in the Course referred enables trainers to move different knowledge, to which constituted the four categories of investigation analysis: knowledge of the educational context and of the students and their characteristics; curricular knowledge; content knowledge; didactic knowledge. The analysis also points out that the trainers professors of the Graduation Course have a high level of training in the various areas in which they work and, when they realize teaching, mobilize different professional knowledge through of the teaching activities, research and extension, contributing to the teaching planning, the most appropriate methodological definition to teach, the articulation between the University and community and the fulfillment of the objectives defined by the PPC of the Course, collaborating for their teacher professional development. The analysis also evidences the importance of UFFS for the of the Mesoregion Great Frontier of Mercosul, as well as the affirmative actions for the entry and the permanence of students in University Teaching, offering a differentiated curriculum, based on a body of knowledge distributed in three formative domains – Common, Connected and Specific –, having as principle to the curricular flexibility and the articulation between theory and practice, which offers a consistent formation in the performance area.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Licenciatura em Matemática
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6982
Issue Date: 14-Aug-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIANCHET.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.