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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6984
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dificuldades de aprendizagem?: as concepções de educadores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais de Erechim/RS |
Autor(es): | Conto, Júlia Carolina Vizzotto de |
Primeiro Orientador: | Loss, Adriana Salete |
Primeiro membro da banca: | Enricone, Jaqueline Raquel Bianchi |
Segundo membro da banca: | Richit, Adriana |
Resumo: | A presente dissertação é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS – Campus Erechim, na Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas, intitulado “Dificuldades de aprendizagem?: as concepções de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Erechim/RS” e objetivou compreender as concepções de educadores acerca das dificuldades de aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomou-se como ponto de partida o entendimento que essas dificuldades não podem ser atribuídas apenas às características individuais das crianças, mas também às condições de ensino, práticas educativas e questões socioemocionais e culturais. O percurso metodológico desta pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica consistiu em um levantamento de estudos e teorias relacionadas ao tema, consolidando-se em autores da área da Educação e da Psicologia, como: Bee e Boyd (2011), Fernández (2001), Papalia e Feldman (2013), Leontiev (2010), Pinto (2003), Ostermann e Cavalcanti (2011), Freire (1996), Skinner (1975), Moreira e Ostermann (1979), entre outros. Enquanto a pesquisa de campo foi estruturada por meio de entrevistas semiestruturadas com educadores e gestores escolares. A análise dos dados baseou-se no método de análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados obtidos revelaram que as concepções dos educadores sobre as dificuldades de aprendizagem são limitadas, com ênfase nos aspectos cognitivos e habilidades esperadas para a faixa etária e havendo uma falta de consideração aos aspectos pedagógicos e às abordagens de ensino. Essas limitações podem impactar o suporte às crianças com dificuldades de aprendizagem. Foram identificadas diversas estratégias utilizadas pelos educadores para ajudar as crianças com dificuldade de aprendizagem, como o uso de materiais alternativos, atividades diferenciadas, recursos visuais e tecnológicos, atendimento individualizado e encaminhamentos para aulas de reforço. A proximidade com a criança e o envolvimento da família também foram apontados como fatores importantes para apoiar o processo de aprendizagem. A pesquisa é relevante porque aborda um tema importante na educação escolar, que são as dificuldades de aprendizagem. Em conclusão, a pesquisa contribui para estender o conhecimento sobre as concepções dos educadores em relação às dificuldades de aprendizagem, ao identificar lacunas nessas concepções e promover reflexões para uma compreensão mais abrangente. Ao compreender as concepções dos educadores sobre essas dificuldades, os fatores que as causam e as estratégias utilizadas para ajudar as crianças, é possível desenvolver práticas educacionais mais inclusivas e efetivas. |
Palavras-chave: | Dificuldade de aprendizagem Anos iniciais do Ensino Fundamental Educadores. Gestão Escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6984 |
Data do documento: | Ago-2023 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
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