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Tipo: Dissertação
Título: O estado do conhecimento sobre o ensino de história na EJA: um estudo a partir dos anais dos simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH-BRASIL) 1961-2015
Autor(es): Rocha, Claudia Smuk da
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Resumo: Esta pesquisa articula dois aspectos educacionais brasileiros que cumprem importante função social: o Ensino de História (EH) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Investiga o estado do conhecimento sobre o EH na EJA entre as produções socializadas nos Simpósios Nacionais da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), partindo do pressuposto de que as problemáticas relacionadas à modalidade de ensino passaram a ser discutidas no âmbito desta sociedade científica a partir da atuação e produção de uma comunidade nacional de investigadores em EH. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter exploratório, do tipo “estado do conhecimento”, segundo a definição dada a este enfoque metodológico por Ferreira (2002), Romanowski e Ens (2006). O material empírico que constitui o corpus da pesquisa foi coletado nos Anais eletrônicos dos Simpósios Nacionais da ANPUH-Brasil, realizados entre 1961 e 2015, totalizando 28 reuniões. Esta fonte forneceu um universo de 138 produções, encontradas a partir das diferentes denominações que a EJA recebeu ao longo da história. Destas, 40 (14 resumos e 26 artigos completos) foram selecionadas para análise, sendo que a organização e categorização inicial do material adotam procedimentos da “análise de conteúdo” proposta por Bardin (2002) e sintetizada por Triviños (1987). O estudo apoia-se na epistemologia de Fleck (2010), especialmente em categorias favoráveis à análise da produção e disseminação do conhecimento, tais como “coletivo de pensamento”, “estilo de pensamento” e “circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias”. O instrumental analítico construído, inspirado na epistemologia fleckiana, busca identificar as relações entre a formação acadêmica/atuação profissional dos autores com os campos do EH e da EJA, os referenciais teóricos e metodológicos por eles compartilhados, os núcleos temáticos privilegiados, a natureza da produção acadêmica, e as principais contribuições no sentido da potencialização do EH na EJA. A pesquisa evidencia que problematizações relacionadas ao EH na EJA emergem nos Simpósios da ANPUH-Brasil em 1971, do que se segue uma lacuna até o final da década de 1990. A partir de então, as produções com este enfoque tiveram presença contínua no evento, se intensificando após a segunda década do século XXI, e conquistando em 2015 um Simpósio Temático (ST) específico. A análise históricoepistemológica realizada revelou que as produções apresentadas a partir dos anos 2000 estão em consonância com as proposições críticas construídas pelos pesquisadores do campo do EH, bem como com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000), que ressaltam as especificidades desta modalidade de ensino. Embora o volume de produções sobre o EH na EJA ainda seja pouco expressivo, argumenta-se que a presença crescente de produções, o desenvolvimento de pesquisas em Programas de Pós-Graduação e a conquista de um ST específico são indicativos da gênese de um coletivo de pensamento focado no EH para a EJA.
Abstract/Resumen: This research articulates two Brazilian educational aspects that meet important social functions: the History Teaching (EH) and the Youth and Adult Education (EJA). It investigates the state of knowledge about the EH in EJA between socialized productions in National Symposiums by National Association of History (ANPUH-Brasil), on the assumption that the problems related to the type of education started being discussed within this scientific society based on the performance and production of a national community of researchers in EH. This is a bibliographic and exploratory study, also called “state of knowledge”, according to the definition given to this methodological approach by Ferreira (2002), Romanowski and Ens (2006). The empirical material that constitutes the corpus of the research was collected in the electronic Proceedings of the National Symposiums of ANPUHBrasil, carried out between 1961 and 2015, totalizing 28 meetings. This source provided a universe of 138 productions, found from the different denominations that EJA received throughout history. Of these, 40 (14 abstracts and 26 full papers) were selected for analysis, and the organization and initial categorization of the material adopt procedures of “content analysis” proposed by Bardin (2002) and synthesized by Triviños (1987). The study is based on the epistemology of Fleck (2010), especially in categories favorable to analysis of production and dissemination of knowledge, such as “collective of thought”, “style of thought” and “intracollective and intercollective circulation of thought”. The analytical toolkit built, inspired by the fleckian epistemology, seeks to identify the relationship between the academic education/professional work of the authors with the fields of EH and EJA, the theoretical and methodological frameworks they shared, privileged thematic groups, the nature of academic production, and the main contributions towards the enhancement of EH in EJA. Research shows that problematizations related to EH in EJA emerge in Symposiums of the ANPUH-Brasil in 1971, what follows is a gap until the end of the 1990s. Since then, the productions with this approach had constant presence at the event, been intensified after the second decade of the XXI century, and gaining a Theme Symposium (ST) specific in 2015. The historical and epistemological analysis revealed that the productions presented since the 2000s are in line with the critical statements constructed by the researchers at the EH as well as with the National Curricular Guidelines for the EJA (2000), which highlight the specific characteristics of education method. Although the volume of productions about the EH in EJA is still not very expressive, it is argued that the increasing presence of productions, research development in Post Graduate Programs and the achievement of a specific ST are indicative of the origin of a collective thinking focused on the EH for the EJA.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
História
Ensino
AMPUH-Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/699
Data do documento: 2016
Nível: Mestrado
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