Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6991
Type: Dissertação
Título : Prerrogativas éticas para habitar o 'ser mestre' no século XXI
Author: Oliari, Gilberto
First advisor: Corá, Elsio José
metadata.dc.contributor.referee1: Bortoleto, Edivaldo José
metadata.dc.contributor.referee2: Fabri, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee3: Neitzel, Odair
Resume: A presente pesquisa parte de uma inquietação ética: como reconhecer o ser mestre no século XXI? E como atrelá-lo a perspectivas éticas nesse mesmo tempo? Para isso aprofundamos no primeiro capítulo a ideia do reconhecimento do outro como mestre, investigando a fronteira como lugar onde os sujeitos se encontram e se reconhecem; ampliando noções sobre quem é o mestre e qual o papel de sua habitação no exercício dessa mestridade. A partir desse aprofundamento teórico, busca-se contextualizar e problematizar, no segundo capítulo, o modo como a sociedade líquida cria mecanismos para subjetivar os sujeitos que aí se encontram em desenvolvimento identitário. Essas problematizações são perpassadas por conceitos e argumentos de Emmanuel Lévinas e de Enrique Dussel que possibilitam tangenciar reflexões para a percepção de caminhos possíveis de ressignificação desse tempo. Para ampliar as problematizações e refletir sobre as inquietações iniciais, produz-se um recorte compreensivo e argumentativo de algumas características desse século apontadas por Bauman e por Hardt e Negri. No terceiro capítulo busca-se apontar as prerrogativas éticas desta mestridade, ancorado em Lévinas e Dussel, tendo o ensino como principal exercício.
Resumen : The present work is based on an ethical concern: how to recognize mastery in the 21st century? And how to link it to ethical perspectives at the same time? To answer such concerns, a comprehensive and argumentative outline of some characteristics of that century pointed out by Bauman and by Hardt and Negri is produced. In this context, carried out in the first chapter, we seek to problematize the way in which liquid society creates mechanisms to subjectify the subjects who are there in identity development. These problematizations are permeated by concepts and arguments of Emmanuel Lévinas and Enrique Dussel that make it possible to tangent reflections for the perception of possible ways of re-signification of that time. These tangents are deepened in the second chapter, when the recognition of the other as a master is approached, investigating frontiers as a place where subjects meet and recognize each other; broadening notions about who is the master and what is the role of his dwelling in this mastery. The third chapter (under construction) seeks to point out the ethical prerogatives of this mastery, anchored in Lévinas and Dussel, namely: truth and justice.
Palabras clave : Ética
Ensino
Ensino e aprendizagem
Educação permanente
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6991
Fecha de publicación : 23-ago-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIARI.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.