Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Joaquim Gonçalves da-
dc.creatorPalhano, Marilza Kuster-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2023-10-04T14:29:32Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-10-04T14:29:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6998-
dc.description.abstractThe relationship between school and family plays a fundamental role in educational performance, enabling countless forms of development and broad processes in learning, allowing vast experiences and exchanges of knowledge between those involved to occur within this space, aiming to achieve success in education. Therefore, this work aims to investigate the importance of the relationship between parents and family members and the educational institution, under the initiative and protagonism of the educational institution. It is intended to understand how families have participated in school activities, and how the institution has encouraged this participation, highlighting the importance of the educational institution, working together with families so that better school performance occurs. The study was based on a qualitative, exploratory research with field research carried out at the school, using questionnaires for data collection. The search for data and analysis was carried out in three main stages, namely: (I) organization of the theoretical framework for directing the study and preparing the questionnaire; (II) analysis of collected data; (III) comparative analysis and interpretation of data. Therefore, it is concluded that education is of fundamental importance for the child to have a broader human formation and the school-family relationships (conscious and intentional) are positive for the teaching-learning process. In addition, it was noted that the educational institution does not act vigorously in initiatives seeking to improve the relationship between the educational institution, community, families and students.pt_BR
dc.description.resumoA relação entre a escola e família tem papel fundamental no desempenho educacional, possibilitando inúmeras formas de desenvolvimento e processos amplos na aprendizagem, permitindo com que ocorra dentro desse espaço vastas experiências e trocas de conhecimentos entre os envolvidos, visando alcançar o sucesso na educação. Portanto, este trabalho tem como objetivo investigar a importância da relação entre pais e familiares e a instituição educacional, sob a iniciativa e o protagonismo da instituição educacional. Busca compreender como as famílias têm participado nas atividades escolares, e como a instituição tem incentivado esta participação, evidenciando a importância da instituição de ensino trabalhar em conjunto com as famílias para que ocorra um melhor desempenho escolar. O estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa, exploratória com pesquisa de campo realizada na escola, utilizando-se de questionários para coleta de dados. A busca pelos dados e a análise desenvolveu-se em três etapas principais, sendo elas: (I) organização do referencial teórico para direcionamento do estudo e elaboração do questionário; (II) análise dos dados coletados; (III) análise comparativa e interpretação dos dados. Portanto, conclui-se que a educação é de fundamental importância para que a criança tenha uma formação humana mais ampla e as relações escola-família (conscientes e intencionais) são positivas para o processo de ensino aprendizagem. Além disso, notou-se que a instituição de ensino não atua com vigorosidade nas iniciativas pela busca da melhora na relação entre a instituição educacional, comunidade, famílias e estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-09-13T17:51:34Z No. of bitstreams: 1 PALHANO.pdf: 490313 bytes, checksum: ebce4b1d38538d076101e5ec1e064d06 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-04T14:29:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PALHANO.pdf: 490313 bytes, checksum: ebce4b1d38538d076101e5ec1e064d06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-04T14:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PALHANO.pdf: 490313 bytes, checksum: ebce4b1d38538d076101e5ec1e064d06 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA relação entre escola e família: limites e possibilidades no necessário protagonismo da instituição educacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALHANO.pdf478,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.